Ciência e Saúde

Volume do gelo marinho no Ártico cresce 50% em relação a 2012

Com base nas observações do CryoSat, o mar de gelo do Ártico media cerca de 9 mil km cúbicos, neste outono, contra 6 mil km cúbicos no ano passado na mesma época,

Agência France-Presse
postado em 16/12/2013 18:27

Segundo a ESA, estima-se que, nos meses de outubro na década de 1980, havia 20 mil km cúbicos de gelo marinho no Ártico

Paris - O volume do gelo marinho no Ártico, medido neste outono (hemisfério norte) pelo satélite CryoSat, aumentou 50% em relação ao 2012, anunciou nesta segunda-feira (16/12) a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

Com base nas observações do CryoSat, o mar de gelo do Ártico media cerca de 9.000 km cúbicos, neste outono, contra 6.000 km cúbicos no ano passado na mesma época, quando ocorreu um desgelo recorde. O aumento do volume de gelo marinho do Ártico "é uma boa notícia, mas isso não indica uma inversão da tendência em longo prazo", destacou a Agência Espacial.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Segundo a ESA, estima-se que, nos meses de outubro na década de 1980, havia 20 mil km cúbicos de gelo marinho no Ártico. No final do verão de 2012, o gelo do Ártico alcançou sua menor superfície já registrada, mas esse fenômeno foi menos marcado em 2013.

Lançado em 2010, o satélite CryoSat permite medir a espessura do gelo marinho no Oceano Ártico, um dado-chave da ocorrência do aquecimento global.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação