Ciência e Saúde

Cientistas descobrem planeta que gira ao redor de estrela semelhante ao sol

Os especialistas descobriram três exoplanetas em um cúmulo estelar denominado Messier 67, que contém 500 estrelas, situado a 2.500 anos-luz da Terra, na constelação de Câncer

postado em 16/01/2014 09:30
Ilustração mostra a provável aparência do planeta: achado inédito
Astrônomos descobriram pela primeira vez um exoplaneta que gira ao redor de uma estrela praticamente idêntica ao Sol. O achado foi feito usando o buscador de planetas Harps, do observatório La Silla, no norte do Chile, informou ontem o Observatório Europeu Austral (ESO).


Os especialistas descobriram três exoplanetas em um cúmulo estelar denominado Messier 67, que contém 500 estrelas, situado a 2.500 anos-luz da Terra, na constelação de Câncer. Um desses corpos mostrou a particularidade de orbitar um astro muito similar ao da Terra.

;Comprovou-se que o primeiro desses planetas estava orbitando uma estrela notável, um dos gêmeos solares mais idênticos destacados até agora e que é praticamente idêntico ao sol. É o primeiro gêmeo solar em um cúmulo descoberto contendo um planeta;, destacou o comunicado o ESO.

Até agora, tinha sido quase impossível encontrar planetas nesse tipo de cúmulos, razão pela qual o novo estudo ;contrasta com trabalhos anteriores que não conseguiram encontrar planetas em cúmulos;, prosseguiu o texto.

Anos de estudo
Para chegar a essa descoberta inédita, os astrônomos usaram em plena capacidade o instrumento buscador de planetas Harps, do Telescópio de 3,6m da ESO, no Observatório La Silla, cujos resultados tiveram como base observações feitas na França e nos Estados Unidos. O observatório se situa na cidade de La Serena, 500km ao norte de Santiago, uma região privilegiada para a atividade astronômica.

;Foram monitoradas, cuidadosamente, 88 estrelas selecionadas em Messier 67 durante um período de seis anos para observar os pequeníssimos movimentos indicadores de aproximação e distanciamento da Terra, que revelam a presença de planetas orbitando;, indicou o ESO.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação