Ciência e Saúde

Satélite nipo-americano estudará chuva e neve no mundo

Observatório de Medição da Precipitação Global (GPM, na sigla em inglês) visa a ajudar os cientistas a vasculhar as nuvens e melhorar as previsões meteorológicas

Agência France-Presse
postado em 27/01/2014 20:07
Washignton - Um novo satélite, construído em conjunto pela Nasa e sua similar japonesa (Jaxa), com lançamento previsto para o mês que vem, terá a missão de estudar a chuva e a neve ao redor do mundo, anunciou a agência espacial americana nesta segunda-feira (27/1).

O Observatório de Medição da Precipitação Global (GPM, na sigla em inglês) visa a ajudar os cientistas a vasculhar as nuvens e melhorar as previsões meteorológicas.

A missão é "a primeira rede de satélites coordenada internacional a fornecer observações quase em tempo real da chuva e da neve a cada três horas em qualquer lugar do globo", informou a Nasa.

"Os dados serão usados por cientistas para estudar as mudanças climáticas, os recursos de água doce, inundações e secas, bem como a formação e o rastreamento de furacões", acrescentou.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

O satélite foi enviado de avião dos Estados Unidos para o Japão e seu lançamento está previsto para ocorrer no Centro Espacial Tanegashima, da Jaxa, em 27 de fevereiro, entre as 16h07 e as 19h07 de Brasília ou nas primeiras horas de 28 de fevereiro, horário do Japão, informou a Nasa.

O observatório orbitará a Terra a uma altitude de 407 quilômetros. Ele vai transportar o radar de precipitação de frequência dual, fabricado pelo Japão, e um captador de imagens de micro-ondas (GMI, na sigla em inglês), de fabricação americana.

Cerca de dois meses depois do lançamento, seus dados serão transmitidos ao Centro Espacial Goddard, das Nasa, em Maryland, e distribuído online.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação