Ciência e Saúde

Astrônomo grava impacto de asteroide do tamanho de geladeira contra a Lua

A Royal Astronomical Society britânica indicou que o evento de oito segundos de duração foi tão luminoso quanto a estrela polar

Agência France-Presse
postado em 24/02/2014 13:52
Paris - Um astrônomo espanhol observou ao vivo a colisão de um asteroide do tamanho de uma geladeira contra a Lua, um fenômeno pouco frequente que conseguiu gravar e analisar. José María Madiedo, professor da Universidade de Huelva, observou no dia 11 de setembro de 2013 um potente clarão no Mare Nubium, uma cratera lunar repleta de lava solidificada.

[VIDEO1]

A Royal Astronomical Society (RAS) britânica, que informa sobre o ocorrido em sua revista mensal, indicou que o evento de oito segundos de duração foi tão luminoso quanto a estrela polar, razão pela qual poderia ter sido visto a partir da Terra sem a necessidade de telescópios.



[VIDEO2]

"Neste momento, percebi que havia presenciado um acontecimento pouco frequente e extraordinário", destacou Madiedo, cujos vídeos podem ser vistos na internet. O asteroide, de 60 cm a 1,40 m de diâmetro, pesava 400 km e viajava a uma velocidade de 60 mil km/h quando colidiu com a superfície lunar.

A rocha se vaporizou instantaneamente no momento do impacto, criando uma cratera de 40 metros de diâmetro e um intenso calor, causa do clarão observado da Terra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação