Ciência e Saúde

Dor é um importante mecanismo de defesa do organismo, diz estudo

Pesquisa mostra que grande parte dos brasileiros ignora o aviso do corpo e não procura orientação médica quando começa a sentir o desconforto

Estado de Minas, Augusto Pio - Especial para o Correio
postado em 26/03/2014 07:10
Télcia Magalhães: dores não tratadas podem evoluir para quadros mais gravesBelo Horizonte ; A dor pode ser entendida como um sintoma de que algo não está bem no corpo ou há alguma agressão potencialmente prejudicial. ;É muito importante como fator de proteção, como quando pisamos em uma pedra e retiramos o pé para não aumentar o ferimento. Ela também nos alerta no caso de uma doença. É o caso da dor torácica durante um infarto do miocárdio;, explica a coordenadora de Oncologia Clínica do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, Maria Del Pilar. É importante ressaltar que a dor tem um grande impacto social, pois é debilitante e leva a diversos prejuízos sociais e econômicos.



Pesquisa encomendada pela empresa farmacêutica Mundipharma traçou um extenso mapa da dor no país. Os tipos mais comuns entre os brasileiros são as dores de cabeça, as abdominais e as musculares. O levantamento mostrou também que a população do Sudeste é a mais consciente sobre o tratamento do problema. Setenta e quatro por cento dos entrevistados na região disseram que procuram um médico ao sentir o primeiro sintoma. Esse dado contrasta com o de outras regiões, como a Sul e a Centro-Oeste, onde o índice não passa dos 7%.

De acordo com Maria Del Pilar, os dados da pesquisa demonstram como as pessoas do Sudeste estão mais conscientes da importância de buscar um médico logo no início do desconforto. ;A dor aguda e não tratada pode levar a outras complicações clínicas, dificultar um diagnóstico de algo mais sério ou mesmo se tornar uma situação crônica, podendo afetar drasticamente a qualidade de vida do indivíduo;, alerta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação