Ciência e Saúde

Técnicas de defesa pessoal orientam as pessoas a manterem a tranquilidade

Os treinos, contam os alunos, tornam a vida na cidade menos ameaçadora

postado em 01/04/2014 07:10
Agir, só quando for realmente preciso. E com o objetivo não de derrotar um adversário, mas de sair vivo e ileso de uma situação de perigo. Assim pode ser resumida a filosofia por trás das técnicas de defesa pessoal, práticas cada vez mais procuradas por pessoas que não buscam o confronto com outras pessoas, mas uma sensação maior de segurança em meio a índices cada vez maiores de violência nas cidades.

Taísa buscou o krav maga para se sentir mais segura:

Apesar de incorporar alguns movimentos e golpes das artes marciais de competição, os métodos de defesa priorizam sempre a segurança do praticante. E isso pode significar ter a calma para avaliar a situação e optar por não agir. O trabalho emocional, portanto, é crucial. ;A competição de quem faz defesa pessoal é com ele mesmo, contra as próprias reações e limitações;, resume o sensei Renan Zerbini, que dá aulas de uma técnica criada por ele mesmo, o shinobi keiko kai.


Nas aulas, que são ministradas da mesma forma a todos os alunos, independentemente de grau de instrução, sexo ou idade, o foco é o equilíbrio entre mente e corpo. ;Se você consegue se manter tranquilo em situações de estresse, é capaz de pensar em opções melhores do que simplesmente o embate físico. E é isso que tentamos ensinar aos alunos: que sempre existem alternativas para a força e a agressividade;, explica.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação