Ciência e Saúde

ONU alerta para provável ocorrência de El Niño em meados de 2014

O fenômeno pode provocar importantes desajustes, como secas na Austrália, Indonésia e Índia, e inundações na América Latina

Agência France-Presse
postado em 15/04/2014 10:49
Genebra - A ocorrência de um episódio climático El Niño no Oceano Pacífico é provável em meados de 2014, afirmou nesta terça-feira (15/4) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU. Em seu último boletim, os especialistas preveem um aquecimento constante nos próximos meses, sugerindo a ocorrência de El Niño por volta do final do segundo trimestre de 2014.



"Nenhum modelo sugere um episódio La Niña em 2014", precisa. El Niño, que se caracteriza por temperaturas da superfície do mar anormalmente elevadas na parte centro-leste do Pacífico tropical, tem uma marcada incidência sobre o clima de inúmeras regiões e tende a elevar a média mundial das temperaturas.

Pode provocar importantes desajustes, como secas na Austrália, Indonésia e Índia, e inundações na América Latina. La Niña é o fenômeno inverso e está associado a um esfriamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação