Ciência e Saúde

Técnica com laser pode melhorar procedimentos odontológicos como o canal

Pesquisa da Universidade de Harvard usa feixes de luz para estimular células-tronco e regenerar camada interna das presas de ratos

postado em 29/05/2014 06:03
A luz de salvação para as vítimas da cadeira do dentista pode estar em um raio laser. Pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolveram um método que faz o interior do dente se regenerar com o simples uso de uma luz de baixa potência. O método foi testado in vitro com células humanas e, depois, em camundongos, que tiveram as presas restauradas em apenas 12 semanas. Com o uso do feixe luminoso, os cientistas conseguiram diferenciar e multiplicar as células-tronco que já existem no interior do dente, restaurando o tecido conjuntivo. Se a técnica provar ser eficiente na arcada de pessoas, os dentistas terão uma nova arma para adotar em complicados procedimentos, como o tratamento de canal.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

O procedimento está descrito na edição de hoje da revista especializada Science Translational Medicine. Os especialistas bombardearam células-tronco dentárias de humanos com raios do laser de baixa potência e notaram que o material passou por um processo de diferenciação, transformando-se em tecido funcional. O método foi testado em ratos de laboratório, que tiveram um pequeno defeito criado na estrutura interna de seus dentes. Com a exposição ao laser, em três meses, o núcleo das presas danificadas mostrava sinais de regeneração.

;Vimos a dentina reparadora ou terciária, que é o primeiro passo da regeneração. Nossas observações indicam que o tratamento a laser pode induzir a formação de dentina, que é fundamental para manter a viabilidade do dente e preservar sua função;, explica Praveen Arany, pesquisador da Universidade de Harvard e principal autor do estudo. Arany ressalta, no entanto, que os outros tecidos do dente, como o esmalte e o cemento, não se recuperam sob a luz. ;O laser por si só parece ser adequado para os efeitos biológicos, mas técnicas adicionais ou reagentes talvez sejam úteis para refinar as respostas biológicas;, especula.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação