Ciência e Saúde

Probióticos ajudam a conter a hipertensão, dizem cientistas da Austrália

Eles constataram que ingerir esses micro-organismos por mais de nove semanas reduz a pressão arterial. O benefício ocorre devido à melhora nos níveis de colesterol e de açúcar no sangue

Vilhena Soares
postado em 25/07/2014 07:00
Os probióticos ; micro-organismos vivos que auxiliam no funcionamento da flora intestinal ;também contribuem para o bom funcionamento do coração. É o que mostra um estudo feito por cientistas da Austrália. Eles analisaram a pressão arterial de pessoas que consumiram suplemento com essas bactérias benéficas e constataram uma melhora na pressão sanguínea delas, principalmente nas hipertensas. Segundo o grupo, os probióticos agem no controle do colesterol e do açúcar no organismo e, dessa forma, auxiliam também a regularização do fluxo sanguíneo. A descoberta, publicada na edição desta semana da revista Hypertension, pode ajudar indivíduos saudáveis a se protegerem desses males e melhorar a dieta de quem sofre com problemas no coração.

Nove estudos científicos serviram de objeto de análise. Neles, foram observados o quanto a ingestão de probióticos auxiliou a estabilizar a pressão arterial de adultos que os ingeriam regularmente. ;A pequena coleção de trabalhos que analisamos sugere que o consumo regular desses micro-organismos pode ser parte de um estilo de vida saudável e também ajudar a reduzir a pressão arterial elevada, bem como manter saudáveis os níveis de pressão sanguínea. Isso inclui essas bactérias presentes em iogurte, no leite, em queijo fermentado e azedo e nos suplementos de probióticos;, destacou, em um comunicado, Jing Sun, autora principal da pesquisa e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Griffith.



Participaram dos nove trabalhos analisados 543 pessoas, entre saudáveis, hipertensas e cardíacas. Uma parte ingeriu suplementos de probióticos, e outra não (veja infográfico). Os cientistas notaram uma estabilidade na pressão de todos os que ingeriram as bactérias. Além disso, constataram melhoras mais significativas nas pessoas que os consumiram por um tempo mais longo. ;Dois estudos tiveram uma curta duração de ingestão, de três a quatro semanas, o que pode ter afetado os resultados globais da análise. Porém, foi observado uma estabilidade maior em pessoas que consumiram os probióticos por nove semanas;, destacou Sun.

Os efeitos positivos foram mais significativos também nos participantes hipertensos. Segundo a cientista, essa influência benéfica sobre a pressão arterial é consequência de outros efeitos sobre a saúde humana, incluindo a melhoria do colesterol total e a redução da glicose no sangue. ;Os probióticos ajudam a regular o sistema hormonal, que, por sua vez, regula a pressão sanguínea;, explica. Sun pondera, porém, que estudos adicionais ainda são necessários antes que os médicos possam recomendar com confiança esses micro-organismos para o controle e a prevenção da pressão alta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação