Ciência e Saúde

Programa identifica espécies de pássaros a partir do som que eles emitem

Testes foram desenvolvidos com gravações de aves encontradas no Brasil

Vilhena Soares
postado em 09/08/2014 08:03

Rica diversidade: o pombão é uma das 1.901 espécies catalogadas no Brasil

A observação de pássaros é um hobby antigo que envolve paciência, dedicação e, principalmente, um bom ouvido para distinguir o canto de cada espécie. Essa habilidade costuma ser uma das maiores dificuldades encontradas pelos novatos, mas um novo equipamento desenvolvido por pesquisadores ingleses promete facilitar a vida de quem está se iniciando na arte de admirar os bichos emplumados. O método computadorizado consegue identificar sons individuais e em conjunto de aves, com bastante precisão. A novidade promete também ajudar pesquisadores dedicados a estudar a evolução desses simpáticos seres.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Dan Stowell, professor da Escola de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação da Queen Mary University of London, é um dos mentores do projeto, apresentado recentemente em artigo na revista Peer J. Ele explica que a vontade de criar um método de classificação das aves pelo som surgiu após um desafio proposto por uma empresa privada. ;Um grupo de pesquisa francês desafiou uma série de desenvolvedores de sistema computacionais a analisar automaticamente gravações de pássaros do Brasil, e nós resolvemos entrar na disputa;, conta.

A nova técnica utiliza um algoritmo de classificação que cria um sistema capaz de distinguir cantos mesmo quando várias espécies estão reunidas. ;Nosso sistema faz uma análise poderosa. Ele funciona por meio de uma grande quantidade de padrões de áudio que ocorrem regularmente. Eles são ;peças de um quebra-cabeça; que constroem o som de cada ave;, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação