Ciência e Saúde

Cientistas desvendam a aderência das lagartixas que desafiam a gravidade

As lagartixas foram escolhidas como alvo do estudo graças à destreza na locomoção, uma qualidade que sempre intrigou os cientistas

postado em 13/08/2014 09:56
O animal consegue ligar e desligar o mecanismo de fixação das patasCientistas americanos anunciaram ontem ter desvendado mais detalhes sobre o mecanismo que torna possível a uma lagartixa subir pelas paredes e até correr pelo teto sem cair. Segundo pesquisadores da Universidade de Oregon, os pequenos vertebrados desafiam a gravidade por meio de minúsculos pelos em suas patas que grudam ou se soltam de acordo com comandos dados pelos animais. Além de uma maior compreensão sobre a biologia desses animais, a descoberta, publicada na revista Journal of Applied Physics, pode, futuramente, auxiliar na produção de adesivos industriais.

As lagartixas foram escolhidas como alvo do estudo graças à destreza na locomoção, uma qualidade que sempre intrigou os cientistas. ;Desde o tempo dos gregos antigos, as pessoas se perguntam como elas são capazes de ;furar; a parede. Arquimedes ponderou sobre esse problema. Foi só muito recentemente, em 2000, que alguns colegas mostraram que as lagartixas se fixam usando a força de Van Der Waals;, destaca Alex Greaney, coautor do trabalho e professor assistente de engenharia da universidade, em um comunicado à imprensa.



A força de Van Der Waals é um conceito da física que fala sobre a junção de forças opostas. No caso das lagartixas, ocorre uma atração entre as moléculas da parede e as das patas do animal, o que permite a aderência. Essa conexão é feita por meio de pelos ramificados em formato de seta entre os dedos do animal. Utilizando modelos matemáticos, Greaney e colegas conseguiram mostrar que as lagartixas conseguem controlar esse fenômeno. É como se elas ligassem e desligassem sua aderência quando desejassem. ;Nós encontramos uma maneira simples, mas engenhosa de explicar isso. Um mecanismo permite que a lagartixa possa alternar entre ser pegajosa ou não. Essa aderência é ativada pela aplicação de um pequeno corte de força, que pode ser considerado como o oposto do atrito;, explica o autor do trabalho.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação