Ciência e Saúde

Extintos répteis voadores lembram criaturas do filme Avatar

Como se locomoviam muito, os pterossauros tinham o esqueleto delicado, e os fósseis são raros

Humberto Rezende
postado em 12/09/2014 08:35
Os pterossauros, extintos répteis voadores considerados primos dos dinossauros, fascinam os paleontólogos por, entre outros motivos, terem sido os primeiros vertebrados a desenvolverem o voo ativo - eles não planavam simplesmente, mas batiam as asas para se locomover no ar, como fazem hoje as aves e os morcegos. Contudo, não é fácil estudar esses animais. Como se locomoviam muito e tinham o esqueleto delicado, seus fósseis são raros, o que frequentemente deixa os especialistas frustrados com a escassez de informação.

Esse contexto explica a importância de um artigo apresentado ontem por um grupo sino-brasileiro na revista especializada Scientifc Reports (editada pelo grupo Nature). O estudo, assinado por Xiaolin Wang, Alexander Kellner e Taissa Rodrigues, não só descreve uma nova espécie de pterossauro com características anatômicas incomuns como foi baseado em dois esqueletos, encontrados no nordeste da China.



[SAIBAMAIS]O que há de raro na estrutura do animal, que viveu há 120 milhões de anos, é a presença de uma crista apenas na parte debaixo do crânio, sob a mandíbula. Geralmente, em outras espécies, essa crista aparece ou no topo ou tanto nas partes superior ou inferior da cabeça. Essa formação inusitada fez os autores do trabalho batizarem o bicho pré-histórico de Ikrandraco avatar, por lembrar um animal fictício mostrado no filme Avatar, de James Cameron.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação