Ciência e Saúde

SpaceShipTwo não caiu após explosão, afirma bilionário britânico Branson

"É incrivelmente ofensivo para os 400 engenheiros que trabalharam tão valentemente para a Virgin Galactic", declarou o empresário sobre a suposição

Agência France-Presse
postado em 03/11/2014 11:17
Londres - O bilionário britânico Richard Branson rejeitou nesta segunda-feira as críticas "ofensivas" de parte da imprensa após o acidente fatal da espaçonave SpaceShipTwo no deserto da Califórnia, afirmando que os investigadores descartaram a tese de uma explosão em pleno voo.

Destroços do acidente da SpaceShipTwo da Virgin Galactic no deserto de Cantil, Califórnia

"Eu nunca vi tantas alusões irresponsáveis e prejudiciais", declarou Sir Branson à Sky News. "É o que a imprensa britânica pode ter de pior", acrescentou, enquanto o jornal Daily Mail cita nesta segunda-feira um especialista que acusa a Virgin Galactic de brincar de "roleta russa".

"É incrivelmente ofensivo para os 400 engenheiros que trabalharam tão valentemente para a Virgin Galactic", declarou o empresário. A SpaceShipTwo caiu na sexta-feira durante um voo de teste no deserto de Mojave, ao nordeste de Los Angeles, depois de se separar de sua aeronave de lançamento WhiteKnightTwo.

O acidente provocou a morte do piloto Michael Alsbury e feriu gravemente seu co-piloto, Pete Siebold. A agência americana de segurança dos transportes (NTSB) abriu uma investigação para apurar as causas do acidente.



"Estou grato à NTSB por ter esclarecido que o tanque e o motor estavam intactos, mostrando que não houve explosão, apesar da profusão de auto-proclamados especialistas dizendo que esta era a causa (do acidente)", disse Branson.

"Vamos garantir que isso nunca aconteça novamente", assegurou. "Se o acidente tivesse acontecido enquanto transportávamos passageiros, seria muito difícil de nos recuperar. Mas eu espero que o que aconteceu seja diferente", acrescentou, garantindo estar determinado a "continuar" com os planos para o turismo espacial.

"Não faremos nenhum voo público enquanto eu e meus familiares não estivermos em condições de voar", disse. Mas estou convencido de que um grande futuro aguarda a Virgin Galactic, uma vez que a NTSB indique o que realmente aconteceu".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação