Ciência e Saúde

Robô espacial pousa sobre cometa pela primeira vez na história

Desde 6 de agosto, o robô acoplado a sonda não tripulada Rosetta se desloca a poucos quilômetros do corpo celeste a mais de 450 milhões de quilômetros da Terra

Agência France-Presse
postado em 12/11/2014 14:43

O lander Philae se separou da sonda Rosetta

Darmstadt -
O pequeno robô Philae pousou nesta quarta-feira (12/11) sobre um cometa, o que representa um marco na história da exploração espacial, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).

"Nós estamos sobre o cometa" 67P/Churyumov-Geramisenko, e "estamos muitos felizes", declarou pouco após às 16h00 GMT (14H00 no horário de Brasília) Andrea Accomazzo, diretor de voo da missão Rosetta no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC) em Darmstadt (Alemanha), sob os aplausos da equipe.

O módulo Philae permitirá explorar diretamente o núcleo do cometa

[SAIBAMAIS]"É um grande passo para a civilização humana", comentou Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA. "Nós somos os primeiros a ter realizado este feito e é isto que ficará para sempre", acrescentou.

Desde 6 de agosto, o robô acoplado a sonda não tripulada Rosetta se desloca a poucos quilômetros do corpo celeste a mais de 450 milhões de quilômetros da Terra, acompanhando o cometa em sua viagem à medida que se aproxima do Sol.





O módulo Philae permitirá explorar diretamente o núcleo do cometa, ou seja, a parte sólida que, com o efeito da radiação solar, gera a "coma" ou cabeleira e deixa uma cauda visível de gases e poeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação