Ciência e Saúde

Estudo mostra que grutas abrigam mosquitos transmissores de leishmaniose

Os responsáveis pela pesquisa recomendam que visitantes se protejam com repelente, calças e blusas com manga comprida

postado em 22/12/2014 10:02
Belo Horizonte ; Uma pesquisa do biólogo Gustavo Mayr de Lima Carvalho, defendida no Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), identificou o risco de infecção por leishmaniose em pessoas que visitam cavernas. O estudo, vencedor do Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto 2014, constatou a ameaça em grutas de Minas Gerais, algumas delas situadas em áreas de intensa atividade turística.

Carvalho detectou a incidência de flebotomíneos (insetos causadores da doença, conhecidos como mosquitos-palha) infectado com o parasita do gênero Leishmania em cinco cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, e uma em Lassence, no norte do estado. Foram analisados cerca de 5 mil modelos nas duas localidades, sendo que 1% deles estava contaminado. O biólogo foi indicado para concorrer, ainda, ao prêmio em nível nacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Turistas no Parque Estadual do Ibitipoca

A presença de mosquitos com o parasita em cavernas era uma suspeita por esses ambientes serem um refúgio comum para animais silvestres, como raposas e lobos. Assim, os flebotomíneos podem ser infectados ao sugar o sangue desses animais e depois transmitir o micro-organismo para pessoas. A hipótese acabou confirmada com a identificação de insetos portadores tanto da Leishmania braziliensis, causadora do tipo tegumentar da doença, quando da Leishmania infantum chagasi, que provoca a forma visceral.

Leia mais notícias em Ciência & Saúde

;Essas são duas espécies importantes no ciclo de transmissão, o que mostra a necessidade de cautela na visita e exploração das cavernas;, afirma Carvalho, que foi orientado por Reginaldo Peçanha Brazil, pesquisador do Laboratório de Doenças Parasitárias do IOC, e co-orientado por José Dilermando Andrade Filho, pesquisador e curador da Coleção de Flebotomíneos do Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz-Minas). Segundo os pesquisadores, para prevenir a infecção, é importante utilizar itens de proteção individual, como repelente, calça e blusa de manga comprida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação