Ciência e Saúde

Ver muitas séries pode ser sinal de depressão, afirmam cientistas

O hábito potencializado pela internet rápida e pelos serviços de streaming pode indicar problemas psiquiátricos

postado em 30/01/2015 11:19
O hábito potencializado pela internet rápida e pelos serviços de streaming pode indicar problemas psiquiátricos
As tradicionais maratonas para assistir à série favorita são mais do que a diversão da madrugada ou dos fins de semana. Segundo cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, o hábito potencializado pela internet rápida e pelos serviços de streaming pode indicar problemas psiquiátricos, como a solidão e a depressão. Ao analisar 316 jovens com 18 a 29 anos, os pesquisadores detectaram que, quanto mais solitário e deprimido o participante do estudo, mais suscetível a essas maratonas ele era, usando a atividade para afastar sentimentos negativos.

;Mesmo que algumas pessoas argumentem que assistir muita tevê é um vício inofensivo, resultados do nosso estudo sugerem que essa atividade não deve mais ser vista dessa forma;, declarou Yoon Sung Hi, um dos autores da pesquisa. Outra constatação a que o grupo de cientista chegou é a de que as pessoas que não tinham a capacidade de se controlar eram mais propensas a assistir à televisão por horas a fio e não conseguiam parar de ver os programas favoritos, mesmo sabendo que tinham outras tarefas a serem realizadas. ;Quando isso se torna desenfreado, os telespectadores podem começar a negligenciar seu trabalho e suas relações com os outros;, alerta Sung Hi.



Para chegar a essas conclusões, os cientistas levaram em consideração a frequência com que os jovens assistiam a programas de tevê, a recorrência em que apresentavam sentimentos de solidão, depressão e deficiência de autocontrole, além de analisarem quantas vezes os participantes se envolviam nas maratonas, classificadas pelo grupo de estudiosos quando a pessoa assistia de dois a seis episódios de uma só vez.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação