Pesquisadores descobrem a formação das estrelas múltiplas

O estudo poderá ajudar no entendimento de combinações mais complexas que o Sistema Solar

Vilhena Soares
postado em 12/02/2015 06:00

Reprodução artística mostra a condensação de gases (esquerda) que dará origem aos binários estelares (direita)Estrelas são um dos mais numerosos componentes do universo e se dividem em diversos tipos. Das simples, como o Sol, às múltiplas, que têm mais de um núcleo e são chamadas de binários estelares. A estrutura distinta das estrelas múltiplas e como elas se formam intrigam os cientistas. Um consórcio internacional de pesquisadores garante ter solucionado o mistério. Em um artigo publicado na edição desta semana da revista Nature, eles detalham como se dá o processo de formação das binárias.

Para descobrir qual o processo responsável pela forma distinta dos binários estelares, os pesquisadores analisaram um núcleo de gás chamado Barnard 5 (B5), localizado na constelação de Perseus, região onde estrelas jovens se encontram em um processo embrionário. Os cientistas presenciaram a formação da nuvem ; a base da formação das estrelas ; com o auxílio de um equipamento avançado de análise, o Very Large Array (VLA).

;Observar um sistema múltiplo de estrelas em seus estágios iniciais de formação tem sido um desafio de longa data. O VLA nos permitiu ter imagens sensíveis com detalhe suficiente para observar o gás denso e frio. Esse aparelho, combinado com o Telescópio Green Bank (GBT), nos forneceu esse primeiro olhar para um sistema tão jovem;, declarou ao Correio Jaime Pineda, pesquisador do Instituto de Astronomia de Zurique, na Suíça.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .