Ciência e Saúde

Sítio paleontológico de MG tenta divulgar fósseis de "dinos brasileiros"

Sítio paleontológico de Peirópolis (MG) implementa ações para divulgar descobertas realizadas na região, incluindo parque voltado para o turismo científico

Cristiana Andrade
postado em 13/04/2015 06:13
Reprodução de dinossauro cujo fóssil foi achado em Peirópolis: lugar rico de vestígios do passado
Belo Horizonte ; Peirópolis, na zona rural de Uberaba (MG), está com os holofotes voltados para si. A revista Scientific American preparou duas edições especiais sobre dinossauros com artigos de pesquisadores brasileiros e americanos. Entre os destaques, estão a análise de um ovo encontrado na região, alvo de estudo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e de uma reportagem sobre os Gigantes do Triângulo Mineiro, fósseis de três répteis herbívoros de cauda e pescoço muito longos desenterrados ali: o Uberabatitan ribeiroi, maior dinossauro do Brasil, com cerca de 24m de comprimento; o Baurutitan britoi e o Trigonosaurus pricei.

Segundo o geólogo e paleontólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT), que ficou à frente do Centro de Paleontologia Llwellyng Ivor Price por 18 anos, o artigo que ele assina com o atual supervisor do complexo, o professor da UFTM e paleontólogo Thiago da Silva Marinho, aborda a relevância econômica e cultural dos fósseis para toda a comunidade de Peirópolis, buscando promover o desenvolvimento sustentável por meio do turismo e do projeto Geoparque Uberaba, que começa a tomar corpo e promete não só valorizar o patrimônio geológico local, mas também integrar as três principais estrelas da região: os dinossauros, o gado zebu e o espírita Chico Xavier.

O material da revista foi ilustrado pelo uberabense Rodolfo Nogueira, um paleoartista expert em reconstruções de animais extintos e cenários de vida do passado. ;O texto fala também das condições climáticas extremas durante o Cretáceo Superior (de 72 milhões de anos a 66 milhões de anos atrás), fazendo um paralelo com o calor que vivemos no mês de outubro de 2014, já que este foi o mês mais quente desde que se iniciaram as medições de temperatura nos últimos 150 anos;, diz Ribeiro.

;Essa região de Uberaba é muito interessante, do ponto de vista da geologia, principalmente pelas condições favoráveis de sepultamento dos esqueletos que acabaram por possibilitar a fossilização de muitas das formas de vida, assim como a presença do que teria sido um dos maiores derrames vulcânicos que a Terra teve em áreas continentais (130 milhões de anos), sem precedentes na história geológica. É importante lembrar as primeiras descobertas de fósseis no município, com a chegada do gaúcho Llwellyng Price a Uberaba, e o achado do primeiro ovo fóssil de dinossauros na América do Sul, descrito por Price em 1951;, completa o geólogo e paleontólogo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação