Ciência e Saúde

Estudos indicam os benefícios dos exercícios físicos para pessoas com HIV

Além de reduzir a ansiedade, ela eleva a imunidade e ameniza os sintomas da infecção e os efeitos colaterais dos medicamentos

Isabela de Oliveira
postado em 11/09/2015 06:03
Em algum momento entre o primeiro e o segundo séculos desta era, o poeta romano Juvenal alertou que a saúde física dependia da mente sã. ;Mens sana, corpore sano;, aconselhou na Sátira X. Hoje, na era da longevidade, as palavras fazem mais sentido do que nunca. Até entre os doentes crônicos, como os soropositivos. Eles venceram a severidade da síndrome de imunodeficiência adquirida (Aids), que no passado foi considerada sentença de morte, e têm mais motivos do que nunca para se cuidar. Especialistas recomendam que um dos hábitos primordiais é a prática de atividades físicas. Além de reduzir a ansiedade, ela eleva a imunidade e ameniza os sintomas da infecção e os efeitos colaterais dos medicamentos.



Uma pesquisa realizada entre 2007 e 2011 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte avaliou a condição de saúde física e mental de soropositivos submetidos a um programa de exercícios físicos. Durante um mês, os participantes foram instruídos a seguir uma rotina de oito atividades, executadas três vezes por semana. Especialmente para as mulheres, a musculação e os exercícios aeróbicos induziram à perda da gordura visceral, que predispõe as doenças metabólicas, e diminuíram a inflamação geral do corpo.

O estudo, detalhado recentemente na publicação especializada HIV/AIDS and Physical Exercises: Intervention, Adherence to HAART and Health, mostra que, após um ano de treino, foram observados efeitos positivos na contagem de células TCD4%2b, as que comandam o sistema de defesa humano. E mais: a atividade em grupo favoreceu o apoio emocional e a reintegração dos participantes mais isolados, aumentando ainda a adesão à terapia antirretroviral de alto poder (Haart, na sigla em inglês).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação