Ciência e Saúde

Mulheres se sentem mais atraídas por homens com bom senso de humor

Segundo especialistas, a característica sinaliza a probabilidade de uma relação mais agradável e, portanto, bem-sucedida

Isabela de Oliveira
postado em 15/09/2015 08:02
Segundo especialistas, a característica sinaliza a probabilidade de uma relação mais agradável e, portanto, bem-sucedidaÉ uma reação reveladora: uma risada mostra que alguém está, pelo menos por um instante, feliz ; não interessa se o riso é bobalhão, sagaz ou seco. O humor é uma das características mais marcantes do ser humano, portanto, não é de se espantar que seja um pré-requisito para relacionamentos românticos. Estudo detalhado recentemente na revista Evolutionary Psychology verificou o que muitos homens já constataram na prática: a capacidade de rir e fazer rir é uma das formas mais eficazes para despertar o interesse de uma mulher.

Há 10 anos, Jeffrey Hall, pesquisador da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, começou a investigar a relação do humor com a inteligência e por que o bom humor masculino é tão valorizado entre as mulheres, que frequentemente citam a característica como uma das mais importantes em um parceiro. Agora, após analisar o conjunto de dados colhidos nesse tempo, afirma: quanto mais uma mulher ri das brincadeiras de um homem, mais interessada ela está em se envolver em um relacionamento romântico com ele.

Em um dos estudos, por exemplo, 51 pares de estudantes universitários solteiros e heterossexuais, que não se conheciam, ficaram sozinhos em uma sala durante 10 minutos. Depois do encontro, os participantes preencheram um formulário sobre o que tinham achado da experiência. Um dado interessante foi que ser engraçado era uma característica muito mais admirada por elas do que por eles. Quanto mais as voluntárias tinham rido durante a conversa, mais elas consideravam o interlocutor como alguém com quem podiam ter um relacionamento. Já a mesma relação entre risadas e interesse não foi observada nos homens.



Sinal de inteligência
Também estudioso do tema, Gil Greengross, psicólogo evolutivo e antropólogo da Universidade do Novo México, nos EUA, acredita que homens e mulheres vivenciam o humor distintamente porque as forças evolutivas que os moldaram não foram as mesmas. Essa hipótese se baseia na teoria da seleção natural, de Charles Darwin, segundo a qual o sexo que mais investe na prole é também o mais criterioso na escolha do parceiro. ;As mulheres são mais exigentes do que os homens: os custos da reprodução são maiores para elas. São elas que engravidam e amamentam o bebê, e não podem ter filhos em idade avançada. Por isso, procuram pistas de que aquele companheiro vale a pena. E uma delas é o humor;, explica o pesquisador.

Essa assimetria provoca uma concorrência entre os homens, que se esforçam para demonstrar os benefícios de sua companhia. Alguns, por exemplo, fazem isso ostentando riqueza, um recurso que, antes da emancipação feminina, era essencial para o sustento dos filhos. Porém, Greengross diz que, mais do que dinheiro, as mulheres valorizam a capacidade tipicamente humana que garantiu o sucesso da espécie: a inteligência, que costuma favorecer o sucesso ou, pelo menos, estabilidade.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação