Ciência e Saúde

Nasa: arquivo online libera fotos raras de missões históricas à Lua

Acervo oferece 11 mil imagens de registros históricos de todas as missões tripuladas no período de 1961 e 1972

postado em 06/10/2015 16:24
Apollo 16
A Nasa disponibilizou imagens raras das missões Apollo em uma página no Flickr. A coleção histórica de registros de todas as missões tripuladas entre 1961 e 1972 à Lua foram escaneadas e publicadas em alta resolução e sem edição (para desespero dos conspiradores que alegam fraude na famosa ida do homem ao nosso satélite). O arquivo já passa de 28 mil seguidores e soma mais de 11 mil imagens, que fazem parte do Project Apollo Archive criado em 1999.

Criação do entusiasta Kipp Teague, o projeto surgiu como "retrospectiva pessoal da era da corrida espacial", como ele escreve no site. Em entrevista à BBC Teague conta que cortes no orçamento facilitaram a publicação online das fotos, pois a agência espacial americana admitiu que não teria recursos para a publicação impressa do acervo.

"Muitas vezes, durante todos estes anos, me perguntaram se eu poderia disponibilizar (essas imagens) de um jeito mais acessível. Senti que era o momento de mostrar as versões com resolução total, sem edição", disse Teague.


Apollo 9
As fotos foram feitas com câmeras antigas que ficavam acopladas ao peito dos astronautas e registaram, além de consquistas históricas - como expedição à Lua-, situações simples de uma viagem aerospacial. Na galeria, é possível ver astronautas comendo a ração, testando veículos de exploração lunar ou apenas posando para a câmera com os antigos trajes e equipamentos.

Apollo 7

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação