Ciência e Saúde

Pessoas que costumam ser gentis no dia a dia têm níveis menores de estresse

A comparação dos dados colhidos mostrou uma correlação entre a disposição em ser gentil com os outros e um maior nível de bem-estar

Vilhena Soares
postado em 19/01/2016 10:52
A comparação dos dados colhidos mostrou uma correlação entre a disposição em ser gentil com os outros e um maior nível de bem-estarAbrir a porta para um desconhecido, buscar um café para o colega de trabalho ou oferecer carona. Quem diria que ações tão simples, facilmente realizáveis no cotidiano, seriam uma poderosa ferramenta contra o estresse? Pois foi essa a conclusão de um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos que decidiram medir o efeito causado por pequenos gestos de gentileza na vida de quem os pratica. Ajudar os outros, sugerem os dados, promove o bem-estar, com impactos positivos no estado emocional e na saúde mental.

Segundo os autores do trabalho, recentemente publicado na revista especializada Psychological Clinic Science, análises recentes apontaram a importância do suporte social no enfrentamento do estresse. No entanto, os dados sobre o tema ainda são escassos, o que motivou uma investigação mais aprofundada. ;A partir de uma pesquisa anterior, soubemos que os comportamentos pró-sociais podiam reduzir os efeitos do estresse sobre a fisiologia e a aflição, mas não ficou muito claro se esses efeitos se generalizavam para o mundo real;, conta ao Correio Emily Ansell, pesquisadora da Escola de Medicina da Universidade de Yale e principal autora do estudo.

Ansell e colegas, então, selecionaram 77 adultos, com idades entre 18 e 44 anos, que participaram do estudo durante 14 dias. Os voluntários receberam smartphones, pelos quais deviam informar como se sentiam e contar experiências que tinham tido ao longo do dia, sempre que recebiam um lembrete eletrônico, geralmente enviado para eles à noite. Os participantes eram motivados a lembrar de qualquer evento estressante pelo qual tinham passado e relatar gestos gentis que tinham realizado. Além disso, eles deveriam avaliar como se sentiam em uma escala que ia de zero (mal) a 100 (excelente).



A comparação dos dados colhidos mostrou uma correlação entre a disposição em ser gentil com os outros e um maior nível de bem-estar. O comportamento de auxílio foi associado a níveis mais altos de emoção positiva e de melhor saúde mental. ;Foi surpreendente como os efeitos foram consistentes em experiências diárias. Por exemplo, se você participa de mais comportamentos pró-sociais em dias estressantes, essencialmente não há impacto do estresse sobre o seu afeto positivo, como felicidade ou calma, nem sobre suas avaliações de saúde mental;, destaca a autora do estudo.

Hipóteses
Os investigadores ainda não sabem explicar por que o comportamento gentil ajudou os participantes a diminuir o estresse cotidiano, mas têm algumas suspeitas. ;Talvez, ajudar outras pessoas nos distraia dos nossos próprios problemas e reduza os efeitos negativos do estresse. Pode ser também que funcione como uma porta aberta, que convida os outros a serem gentis em resposta, como sorrir ou dizer ;obrigado;, e essas respostas podem nos fazer nos sentirmos melhores;, avalia Ansell. ;Sabemos também, por meio de estudo em laboratório, que manter uma relação harmoniosa com os demais influencia respostas biológicas que podem ajudar a regular o estresse. Então, há uma série de maneiras como esses comportamentos de ajuda podem nos levar a nos sentirmos melhores;, completa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação