Ciência e Saúde

Robô sai na frente em jogo que dimensiona inteligência artificial

Os responsáveis pelo desenvolvimento do programa também se mostraram impressionados com o resultado

postado em 11/03/2016 06:00

Os responsáveis pelo desenvolvimento do programa também se mostraram impressionados com o resultado

O programa de inteligência artificial AlphaGo, criado pelo grupo de pesquisa Google Deep Mind, saiu na frente na maior disputa entre homem e máquina da história. O software derrotou o campeão mundial de go nas duas primeiras das cinco partidas programadas para comprovar a capacidade do sistema, que aprendeu sozinho a dominar o jogo de tabuleiro mais complexo que existe. Em janeiro, o programa ganhou do campeão europeu por cinco partidas a zero, tornando-se o primeiro sistema computacional a derrotar um profissional nessa modalidade.

[SAIBAMAIS];Ontem, eu estava surpreso, mas hoje é mais do que isso. Eu estou sem palavras;, disse o campeão mundial, Lee Se-dol, em uma coletiva de imprensa, depois de perder pela segunda vez para a máquina. Em entrevistas concedidas antes do jogo, o sul-coreano dizia-se confiante de que poderia vencer todas as partidas contra o computador. ;Se você olhar para a forma como a partida foi jogada, eu admito que foi uma derrota muito clara da minha parte. Desde o início do jogo. Não teve nenhum momento em que eu senti que eu estava na liderança;, descreveu Se-dol.

Leia mais em Ciência e Saúde

Os responsáveis pelo desenvolvimento do programa também se mostraram impressionados com o resultado. ;Estamos muito satisfeitos que o AlphaGo tenha realizado alguns movimentos bastante surpreendentes e bonitos, de acordo com os comentaristas da partida, o que foi incrível;, ressaltou Demis Hassabis, um dos criadores do programa de inteligência artificial. A próxima batalha entre Se-dol e o computador será travada hoje. Se o AlphaGo vencer essa terceira partida, ele será considerado o ganhador da disputa. A vitória vale um prêmio de US$ 1 milhão ; se o Google ganhar, o valor será doado para a caridade.

O feito é considerado mais impressionante do que a histórica vitória do supercomputador Deep Blue, da IBM, contra o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov. A cada rodada de go, é possível realizar até 200 movimentos, um número consideravelmente maior do que a média de 20 jogadas possíveis no xadrez. O jogo chinês representava um dos maiores desafios para a ciência computacional, por envolver uma infinidade de possibilidades ; o número de combinações possíveis num tabuleiro de go é maior do que a quantidade estimada de átomos no Universo. Por isso, um programa hábil no jogo não consegue memorizar todas as jogadas viáveis e, por isso, deve ser capaz de aprender e criar lances à medida que pratica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação