Ciência e Saúde

Composto do vinho fortalece o coração, mostra estudo chinês com ratos

O resveratrol evita a formação de placas de gordura que podem levar ao infarto e a outras complicações cardíacas, mostra estudo chinês com ratos. Em outro experimento, a substância potencializou os benefícios causados pelos exercícios físicos

postado em 19/04/2016 06:05

O resveratrol evita a formação de placas de gordura que podem levar ao infarto e a outras complicações cardíacas, mostra estudo chinês com ratos. Em outro experimento, a substância potencializou os benefícios causados pelos exercícios físicosO paradoxo francês é uma expressão disseminada entre nutricionistas para descrever a contradição entre a boa saúde cardiovascular da população do país europeu e a sua gastronomia rica em gorduras e açúcares. Um dos elementos que não falta na dieta deles é o vinho, usado tanto na preparação de alimentos quanto para acompanhá-los. Agora, cientistas da China dão os primeiros passos a fim de mostrar que essa bebida alcoólica exerce papel-chave além das refeições. Um composto encontrado nela, o resveratrol, parece ser o grande responsável entre a associação do vinho com a redução do risco de doenças cardíacas, acreditam pesquisadores da Third Military Medical University (TMMU), na cidade de Chongqing.

No estudo publicado recentemente na revista mBio, organizada pela Sociedade Americana de Microbiologia, os investigadores realizaram uma série de experimentos em ratos para determinar os efeitos protetores do resveratrol contra a aterosclerose (o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias) e descobriram que o mecanismo estava relacionado a mudanças no microbioma intestinal, o ecossistema formado pelos micro-organismos que habitam o sistema gástrico das cobaias.

Nos últimos anos, pesquisadores descobriram que os diversos organismos que moram no intestino dos homens desempenham um papel importante na acumulação de placas de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), também conhecidas como colesterol ruim, dentro das artérias. Apesar de o resveratrol já ser conhecido pelas propriedades antioxidantes, o modo que ele age no sistema gástrico é um mistério. A partir do experimento chinês, descobriu-se que esse composto inibe a produção da trimetilamina (TMA) pelas bactérias intestinais. A TMA é necessária para a produção de N-óxido de trimetilamina (TMAO), componente conhecido na literatura médica por colaborar com o desenvolvimento das placas de colesterol.



;Nossos resultados oferecem novos insights sobre os mecanismos responsáveis por efeitos anti-aterosclerose do resveratrol e indicam que o microbioma intestinal pode se tornar um alvo interessante para intervenções farmacológicas ou dietéticas a fim de diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares;, disse Man-tian Mi, principal autor do estudo e pesquisador do Centro de Pesquisa em Nutrição e Segurança Alimentar do Instituto de Medicina Preventiva Militar da TMMU.

;A grande novidade desse trabalho é demonstrar como o resveratrol age na flora intestinal. Esse composto, assim como outros polifenóis, diminui as placas formadas pelo colesterol nos vasos sanguíneos, impedindo a inflamação de veias e artérias, que, muitas vezes, pode levar ao rompimento desses vasos;, complementa Marcus Bolivar Malachias, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Os pesquisadores pretendem replicar em humanos os testes realizados com roedores e chamam a atenção para o fato de que esse polifenol natural não tem efeitos colaterais. Malachias, porém, sugere cautela. ;Existem muitos outros fatores, como a hipertensão e a predisposição genética, que estão envolvidos no surgimento de um quadro de aterosclerose e não estão necessariamente ligados à biota intestinal;, justificou o médico brasileiro.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação