Defensores do corpo estão sob ataque com maus hábitos de saúde da população

Os hábitos alimentares pouco saudáveis e o uso indiscriminado de antibióticos vem reduzindo a diversidade de bactérias presentes no intestino da população, alertam estudos publicados na revista Science. Esse conjunto de micróbios é fundamental para a saúde e o bom funcionamento do organismo

postado em 29/04/2016 07:02
Por mais isolado que seja, um ser humano jamais está sozinho. Dentro dele, vivem centenas de trilhões de bactérias ; 100 trilhões apenas no trato gastrointestinal ;, que formam uma complexa flora e desempenham papéis-chave no funcionamento do organismo. A compreensão, cada vez maior, da importância para a saúde desses micro-organismos até 50 vezes menores que uma célula tem levado a uma produção científica considerável sobre as interações bacterianas e uma série de condições, principalmente àquelas associadas ao sistema imunológico.

[SAIBAMAIS]Na edição desta semana da revista Science, pesquisadores de diversas instituições divulgaram trabalhos inéditos que evidenciam ainda mais a importância de se manter uma flora gastrointestinal equilibrada durante todas as fases da vida. Eles alertam que a dieta ocidental ; marcada por consumo excessivo de gordura saturada e carboidratos simples, pobre em fibras e rica em açúcar refinado e proteína animal ; está levando a uma redução na biodiversidade bacteriana, com sérias implicações à saúde. O mesmo efeito está associado ao uso abusivo de antibióticos e de medicamentos como laxantes, estatina (para controle de colesterol), metformina (usado para combater diabetes) e, principalmente, antiácidos estomacais.

Ao menos 69 fatores estão associados à diversidade da flora bacteriana, segundo um dos estudos, conduzido por cientistas belgas e holandeses. A informação veio da análise do Projeto Belga Flora Intestinal, um dos maiores já realizados no mundo. Liderado por Jeroen Raes, do Instituto de Biotecnologia de Flanders (VIB), a pesquisa foi feita com mais de mil amostras de fezes humanas, fornecidas por adultos saudáveis. A ideia era avaliar a composição e a diversidade das bactérias que formam a biota intestinal e associá-las a fatores como dieta, idade, gênero e uso de medicamentos.

;Nós não somos humanos, somos uma colônia de bactérias;, brinca Raes, biólogo que estuda tanto os micro-organismo que vivem no corpo quanto os que habitam os oceanos. ;Elas ajudam a digerir a comida, protegem contra patógenos, fornecem micronutrientes, melhoram o sistema imune; e, o mais importante, se algo vai mal com a sua flora, algo vai mal com você;, diz.