Ciência e Saúde

Grávidas que ingerem frutas têm filhos com melhor desenvolvimento cognitivo

A pesquisa foi feita com 688 crianças depois que completaram 1 ano de idade

postado em 28/05/2016 08:00
Maçã, acerola e banana são indicadas para a saúde do cérebro. Antes mesmo, inclusive, de ele estar totalmente completo. Segundo cientistas do Canadá, mulheres que seguem uma dieta rica em frutas durante a gestação têm filhos com melhor desempenho cognitivo. Detalhes do estudo foram divulgados no jornal EbioMedicine e reforçam o quanto os cuidados durante o pré-natal funcionam como fator de peso no desenvolvimento de um indivíduo. A hipótese da equipe liderada por Piush Mandhane é que dois compostos presente nesses alimentos ; o licopeno e a frutose ; estejam por trás desse benefício.

;Nós sabemos que quanto mais tempo uma criança está no útero, mais ela se desenvolve. E ter mais uma porção de fruta por dia na dieta da mãe fornece ao bebê um benefício igual ao que teria se ele nascesse uma semana mais tarde;, explicou, em comunicado, Mandhane, também professor-associado de pediatria na Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta.

Para chegar à conclusão, a equipe liderada por Mandhane usou dados do Canadian Healthy Infant Longitudinal Development Study, um coorte de nascimentos em todo o Canadá que envolve informações de mais de 3.500 lactantes e suas famílias. Os pesquisadores focaram nos participantes da cidade de Edmonton, somando informações de 688 meninos e meninas. Além dos testes de cognição e das entrevistas sobre a dieta seguida pelas mães, levaram em conta fatores que normalmente afetam a aprendizagem e o desenvolvimento de uma criança, como renda familiar, grau de instrução dos pais e tempo gestacional.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

A análise dos dados indicou que filhos de mulheres que comiam seis ou sete porções de frutas ou de suco de frutas por dia tinham seis ou sete pontos a mais na escala de quociente de inteligência (QI). ;Trata-se de uma diferença substância. É quase a metade do desvio padrão;, analisou Mandhane. O QI médio é 100, sendo 15 pontos a oscilação esperada. A estimativa é de que dois terços da população fiquem entre 85 e 115 pontos. ;Descobrimos que um dos maiores preditores do desenvolvimento cognitivo foi a quantidade de frutas que as mães consumiam durante a gravidez. Quanto mais, maior o desenvolvimento cognitivo da criança;, reforçou o cientista.

Parceria

Para dar continuidade à pesquisa, Mandhane uniu os seus resultados com o trabalho de François Bolduc, professor adjunto da Faculdade de Medicina e da Divisão de Neurologia Pediátrica de Odontologia da universidade canadense. Bolduc pesquisa a base genética da cognição em humanos e em moscas de fruta. ;As moscas são muito diferentes, mas, surpreendentemente, elas têm 85% dos genes envolvidos no funcionamento do cérebro humano. Isso as torna uma excelente modelo para estudar a genética da memória;, disse Bolduc para justificar a parceria.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação