Ciência e Saúde

Cigarro deixa parede do coração espessa, indica estudo norte-americano

A equipe acompanhou 4.580 voluntários com idade média de 75,7 anos e sem sinais óbvios de doença cardiovascular, constatada por ecocardiograma

postado em 23/09/2016 09:03
Segundo o estudo, o efeito é maior nos mais dependentes da nicotina
O tabagismo faz com que o coração perca a capacidade de espalhar suficientemente o sangue para o resto do corpo, o que pode resultar em ataques cardíacos. O efeito é constatado por médicos e cientistas, mas ainda não está claro o mecanismo que faz com que as substâncias presentes no cigarro aumentem o risco de insuficiência do órgão. Um estudo feito no Brigham and Women;s Hospital in Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, traz uma resposta para esse enigma: o coração de fumantes têm as paredes mais espessas, comprometendo, assim, a sua função de bombeamento.

[SAIBAMAIS];Além disso, quanto mais a pessoa fumar, maior o dano à estrutura e à função do coração, o que reforça as recomendações de que fumar é perigoso e deve ser interrompido;, complementou Wilson Nadruz, principal autor do estudo. Para chegar às conclusões, a equipe acompanhou 4.580 voluntários com idade média de 75,7 anos e sem sinais óbvios de doença cardiovascular, constatada por ecocardiograma.



Os cientistas consideraram a influência de fatores como idade, raça, índice de massa corporal, pressão arterial, diabetes e consumo de álcool e concluíram que, ainda assim, os fumantes tinham paredes mais espessas do coração e função de bombeamento reduzida se comparados aos não fumantes e aos ex-fumantes.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação