Ciência e Saúde

Dois russos e um americano decolam rumo à Estação Espacial Internacional

A operação de lançamento estava prevista inicialmente para 23 de setembro, mas foi adiada depois que os engenheiros russos detectaram um problema técnico durante os testes

Agência France-Presse
postado em 19/10/2016 09:05
Baikonur, Cazaquistão - Dois cosmonautas russos e um astronauta americano decolaram nesta quarta-feira a bordo de um foguete Soyuz do Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento do foguete Soyuz MS-02, que leva a bordo os russos Serguei Ryjikov e Andrei Borissenko e o americano Shane Kimbrough, aconteceu na hora prevista, às 14H05 (6H05 de Brasília) na base de Baikonur, e foi considerado um sucesso.

A operação de lançamento estava prevista inicialmente para 23 de setembro, mas foi adiada depois que os engenheiros russos detectaram um problema técnico durante os testes. Shane Kimbrough, 49 anos, que passou menos de 16 dias no espaço a bordo do foguete americano Endeavour, está no comando da missão.

"Todos os sistemas em marcha! Menos de 24 horas antes do lançamento da expedição 49/50 a bordo do Soyuz MS-02", escreveu na terça-feira no Twitter o astronauta, que também foi piloto de helicóptero durante a primeira guerra do Golfo. O russo Borissenko passou mais de 164 dias no espaço durante sua primeira missão a bordo da ISS, em 2011. Seu compatriota Ryjikov viaja ao espaço pela primeira vez.



A missão dos três deve durar pouco mais de quatro meses, com o acoplamento à ISS previsto para sexta-feira. Eles devem se unir ao russo Anatoli Ivanishin, a americana Kate Rubins e o japonês Takuya Onishi, trio cujo retorno à Terra está previsto para 30 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação