Ciência e Saúde

Sonda da Nasa revela presença de materiais orgânicos em planeta-anão

Os compostos descobertos em Ceres são considerados essenciais para o estudo da origem da vida

Ana Carolina Fonseca*
postado em 16/02/2017 15:46
[VIDEO1]
Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (16/2) na revista Science mostra que a missão da Nasa, Dawn, descobriu regiões ricas em materiais orgânicos em Ceres. Os chamados compostos orgânicos alifáticos, os mesmos achados no planeta anão, são considerados pela comunidade científica um dos pontos-chaves da origem da vida na Terra. ;A descoberta de uma concentração localmente alta de orgânicos é intrigante, com grandes implicações para a comunidade da astrobiologia;, afirmou a pesquisadora Simone Marchi, uma das autoras do estudo.

Para March explica ainda que Ceres tem evidências de minerais hidratados, água congelada, carbonatos, sais, e agora materiais orgânicos. ;Com essa nova descoberta, a missão Dawn mostrou que Ceres contém os ingredientes-chaves para a vida;, ressalta.

A pesquisa revelou também, a partir do estudo geológico da região, que os compostos orgânicos provavelmente surgiram no planeta anão. Os dados da aeronave Dawn sugerem que os materiais vieram do centro de Ceres, desbancando a outra possibilidade, ou seja, de que eles tenham chegado por meio de asteroides ou cometas que colidiram com Ceres. Um dos principais motivos apontados é que a o calor da colisão teria destruído os compostos.

Maria Cristina de Sanctis, pesquisadora do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, que desenvolveu e acompanhou o equipamento responsável pelas descobertas, acredita que há mais para ser descoberto no planeta anão. ;Ceres, com sua complexa e fascinante química, é um dos melhores lugares no sistema solar para procurar moléculas pré-bióticas;, declara, em referência às moléculas que deram origem a vida.

O instrumento desenvolvido pelos pesquisadores italianos é um espectrômetro, equipamento ótico capaz de identificar substâncias a partir das propriedades de luz em um determinado alcance. Os compostos orgânicos encontrados em Ceres são comparáveis com minerais de alcatrão, fruta da destilação de carvão vegetal ou mineral e que gera produtos como desinfetantes, corantes e fármacos.

Cientistas acreditam que Ceres surgiu há cerca de 4,5 bilhões de anos, no início do sistema solar, e que estudar os orgânicos do planeta anão pode ajudar a explicar a origem e evolução das espécies.
* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação