Estudo observa algo inédito em dois buracos negros: um orbita o outro

Os buracos negros estudados estão entre os maiores objetos celestes do tipo já encontrados

postado em 28/06/2017 06:00
Simulação dos buracos negros gravitando próximos: um orbita o outro há 30 mil anos

A aproximadamente 750 milhões de anos-luz da Terra, há uma gigantesca e abaulada galáxia, com dois supermassivos buracos negros no centro. Eles estão entre os maiores objetos celestes do tipo já encontrados, com massa combinada 15 bilhões de vezes maior que a do Sol. Uma nova pesquisa da Universidade de Stanford publicada no Astrophysical Journal usou observações de longo prazo para mostrar algo inédito: aparentemente, um orbita o outro.
Esse também foi o menor registro de movimento de um objeto pelo céu, também conhecido como movimento angular. ;É algo como um caracol se movendo a 1cm por segundo na órbita do planeta recém-descoberto Proxima Centauri. É esse o tipo de movimento angular que estamos lidando aqui;, comparou Roger W. Romani, professor de física em Stanford e coautor do artigo.

Deslocamento

De acordo com ele, os ganhos técnicos dessa medida são, sozinhos, motivo de celebração. Mas os pesquisadores também esperam que a descoberta ofereça ideias sobre como os buracos negros se deslocam e de que forma esses deslocamentos afetam a evolução das galáxias que orbitam.

Ao longo de 12 anos, cientistas liderados por Greg Taylor, professor de física e astronomia na Universidade do Novo México, têm tirado fotos da galáxia 0402%2b379, que contém os dois buracos negros, com um sistema de 10 radiotelescópios que vão das Ilhas Virgens norte-americanas ao Alasca. Ela foi descoberta em 1995. Em 2006, pesquisadores confirmaram a existência do sistema binário de buracos negros supermassivos com uma configuração diferenciada.

;Os buracos negros estão separados por sete parsecs (cada parsec é 3,26 anos-luz), o que é o mais próximo que dois buracos negros supermassivos já foram flagrados;, diz Karishma Bansal, estudante de graduação do laboratório de Taylo e principal autora do estudo.

Com esse artigo, a equipe reporta que um dos objetos se moveu a uma taxa de apenas 1 microarcsegundo por ano, um ângulo cerca de 1 bilhão de vezes menor do que a mais ínfima coisa visível a olho nu. Baseado nesse movimento, os pesquisadores hipotetizaram que um deve estar orbitando o outro há pelo menos 30 mil anos.

Embora essa seja a primeira medição direta do movimento orbital dos buracos negros, outros sistemas binários do tipo já foram encontrados. Contudo, os pesquisadores acreditam que os objetos da 0402 379 são especiais. ;Minha esperança é de que essa descoberta inspire as pessoas a procurarem outros sistemas que estejam ainda mais próximos e, assim, façam sua movimentação em uma escala de tempo mais humana;, diz Romani. ;Eu ficaria feliz se encontrássemos um sistema que completa uma órbita dentro de poucas décadas, de forma que poderíamos realmente ver os detalhes das trajetórias dos buracos negros;, completa.