Ciência e Saúde

Ser humano tem mais empatia por animais que por pessoas, diz estudo

A pesquisa mostra que essa tendência se dá devido ao fato dos animais serem mais indefesos, o que acaba atrelando a mesma empatia à crianças, mas não à humanos adultos

Diário de Pernambuco
postado em 03/11/2017 12:51
A diferença entre os animais e a criança não foi muito significativa
Um estudo realizado pela Northeastern University, em Boston, nos Estados Unidos, revelou que os seres humanos tendem a sentir mais empatia por animais do que por pessoas. A pesquisa mostra que essa tendência se dá devido ao fato dos animais serem mais indefesos, o que acaba atrelando a mesma empatia à crianças, mas não à humanos adultos.

Ao todo, 240 pessoas foram analisadas para o estudo. Elas receberam quatro situações fictícias em forma de um falso relatório de polícia. ;Chegando na cena alguns minutos depois do ataque, um policial encontrou a vítima com uma perna quebrada, múltiplas lacerações e inconsciente. Nenhuma prisão foi feita no caso;, informava o documento criado pela universidade. Na primeira situação a vítima era uma criança de um ano de idade, na segunda, uma pessoa adulta com cerca de trinta anos. Na terceira e quarta opções vinham um filhote e um cachorro com seis anos de idade que passava por abusos.

A diferença entre os animais e a criança não foi muito significativa, porém, a empatia pelo adulto de 30 anos foi consideravelmente abaixo do esperado. Os resultados mostram como as pessoas consideram animais de estimação como membros da família. ;O fato de os adultos, como vítimas de crimes, receberem menos empatia do que crianças, filhotes e cães maltratados sugere que animais, que são considerados mais dependentes e vulneráveis. Além disso, parece que os humanos adultos são vistos como capazes de se proteger enquanto cães crescidos são vistos apenas como cachorros maiores;, comentou o professor e autor do estudo, Jack Levin, ao jornal britânico Daily Mail.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação