Dezembro terá única superlua de 2017 e a mais brilhante dos últimos tempos

O fenômeno poderá ser visto a olho nu, durante cerca de 12 horas, de diversas partes durante a noite de 3 de dezembro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/12/2017 10:44

Antonio Cunha/CB/D.A Press

A primeira – e única – superlua (cheia) do ano de 2017 será a mais brilhante dos últimos tempos. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, durante cerca de 12 horas, de diversas partes durante a noite de 3 de dezembro.

Também conhecida como “lua fria”, por conta das baixas temperaturas do mês de dezembro em certos locais do globo, o astro aparecerá no céu, oficialmente, às 19h (horário de Brasília), do dia três de dezembro. A órbita lunar fará a maior aproximação ao planeta e chegará a cerca de 357 mil quilômetros da Terra, por volta das 23h50. O fenômeno é o único que acontece em 2017, desde a última superlua, em 14 de dezembro de 2016, que contou com chuva de meteoros e a visualização do planeta Júpiter.

Para os que pretendem observar o fenômeno, a superlua parecerá cerca de 6% maior. “Para quem observa por curiosidade, toda a noite do dia três será ótima para observação. A lua cheia atinge o perigeu por volta das 23h50, porém essa diferença de distanciamento é perceptível apenas para pesquisadores. Teremos quase 12 horas de superlua, é só esperar que o céu esteja limpo e não haja chuva”, explica o professor de astronomia da UFRPE, Antônio Miranda.

Lembrando a superlua de novembro de 2016, considerada a maior desde 1948, este ano a lua aparecerá cerca de 12% mais brilhante que o normal, passando a ser considerada a mais brilhante dos últimos tempos.
 
Com informações do Diário de Pernambuco 
Tags: superlua lua
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.