Diversão e Arte

Poeta Paulo Tovar é enterrado em Catalão (GO)

Nahima Maciel
postado em 16/09/2009 08:10

Paulo Tovar viu o voo da juriti pela última vez na noite de segunda-feira. Aos 54 anos, tirou a tranca da janela e foi junto com a ave. O poeta e compositor morreu às 23h05, após dois anos de luta contra um câncer agressivo no cérebro. Quando começou o tratamento com quimioterapia, Tovar decidiu voltar para Catalão (GO), a cidade natal. E foi a 270km de Brasília que o compositor morreu e foi enterrado.

Tovar é nome que fez cantar e recitar toda uma geração de brasilienses. Ele chegou a Brasília em 1972 para morar na 312 Norte. O cerrado e a terra vermelha não impressionaram o então adolescente. A vegetação não era exatamente uma novidade para quem vinha do interior de Goiás. Mas o concreto sim. Isso era estranho. E logo Tovar se juntou aos adolescentes igualmente espantados. No Elefante Branco conheceu alguns dos nomes que viriam a formar a primeira geração de artistas da cidade. E nas superquadras encontrou o caldo que alimentava a nascente identidade brasiliense.

[SAIBAMAIS]O Concerto Cabeças era uma das referências. Gente como Renato Mattos, Nicolas Behr, Luis Turiba, Chacal, Vicente Sá e Sérgio Duboc faziam música e escreviam poesia destemidamente. Sem espaço para publicar, criavam editoras alternativas com mimeógrafos e edições grampeadas. Tovar criou primeiro a Sem mim, com José Luiz Soter. Com esse selo, lançou seus dois primeiros livros ; A feira e Tiro ao alvo ; e mais dezenas de escritos de colegas. ;A gente queria estimular a criação literária no DF, fizemos mais de 50 títulos e publicamos Chacal, Turiba, Wellington Diniz, João Baiano. O Tovar se envolveu tanto que chegou a fazer algumas edições. Ele editou muitos livros da rapaziada daqui;, lembra Soter. Mais tarde, já nos anos 1980, ele criaria a Numas de ler, outra editora alternativa para dar voz à poesia local.

[SAIBAMAIS]No entanto, foi a música a arte que adentrou a vida de Tovar em pimeiro lugar. Adolescente, atentou para a arte de compor após ganhar um violão. Em Brasília, chegou a começar o curso de música na Universidade de Brasília (UnB), mas foi jubilado no início dos anos 1970. O abandono da educação formal não derrubou o talento de Tovar, que tinha base sólida e foi aluno da flautista Odette Ernest Dias e da Escola de Música de Brasília (EMB). A combinação entre música e poesia o levou ao grupo Liga Tripa, do qual foi um dos fundadores e para o qual compôs O voo da juriti, seu maior sucesso. ;É uma música unânime, a gente canta em todo lugar e ela agrada e atinge o coração. Tem uma certa melancolia, uma lembrança. O Paulo Tovar foi muito feliz nisso;, reconhece a cantora Célia Porto, que gravou a música no disco Palhaço bonito.

O voo da juriti foi composta há três décadas. Mas foi com o disco H2Olhos, lançado em 2003, que Paulo Tovar encerrou a carreira. Para conseguir gravar o disco, o artista vendeu óculos performáticos e convenceu os amigos a comprarem exemplares adiantados. Desde então, chegou a trabalhar em outro álbum, mas não teve tempo de finalizar o projeto. ;Ele tinha coisas que não fechou. Fez as gravações, mas a doença avançou e não conseguiu finalizar. O carro-chefe é uma música maravilhosa chamada Bagdá, que fala sobre a situação no Iraque;, conta Rosana Hummel, irmã do artista.



; Leia depoimentos de poetas e músicos da cidade sobre Paulo Tovar e a letra da música Marco zero

"O voo da Juriti virou um clássico. Era o hino da rapaziada e um dos sucessos do Liga Tripa. Era nosso hino nos acampamentos, mas não virou sucesso nacional. O Tovar tinha essa coisa regional forte da natureza, uma coisa nativa, da região."
Nicolas Behr, poeta

"Meu amigo de infância, meu compadre e companheiro de poesia. Ele faz parte da primeira geração nativista da cultura brasiliense. É uma referência na questão da resistência cultural. Como Brasília sempre foi tratada como inóspita e sem cultura, essa primeira geração produziu e defendeu uma tradição cultural de Brasília. A característica era justamente a falta de referência em relação ao restante, era não ter característica. O Tovar não tinha preconceito , participava de todas as vertentes culturais da produção da cidade. Ele era tipo a pororoca, era o encontro dos valores interioranos de estruturas mais conservadoras com Brasília como se fosse uma espaçonave que posou no Planalto Central, no limiar entre o passado e o futuro."
José Luiz Soter, poeta

"Ele é o cara que fura o bloqueio das grandes editoras. No fim dos anos 1970 e início dos 1980 era impossível chegar a uma editora. Vejo o Tovar como formador de identidade porque a gente não tinha nada, só a maquete. A editora era com mimeógrafo e fazia pequenas tiragens. Uma das marcas dele era a generosidade, sempre foi um artista generoso. Hoje todo mundo fala em sustentabilidade. Ele já tinha um olhar para o humano e o ecológico antes de se falar nisso."
Paulo Kauim, poeta

"Era um compositor querido, antenado, captava tudo. Fico muito sentida. É um momento triste da música de Brasília. Gostava dele porque era antenado com as coisas atuais e tratava a música como poesia. Ele retratava muito bem o cotidiano, as coisas que aconteciam à sua volta."
Célia Porto, cantora

"Tovar respirava poesia, tudo para ele era poesia. A gente trabalhava muito rápido, fazia música e duas horas depois tava tudo pronto. Era espetacular. Ele fez muita música de Brasília, muitas músicas de amor, era um cara apaixonado pela vida."
Sérgio Duboc, poeta

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação