Diversão e Arte

Nos tempos da brilhantina

Na década de 1950, os homens disseminaram o cabelo nas alturas, mas dominado com fartas porções de gel. Hoje, as mulheres, sobretudo as célebres, aderiram em massa ao topete

postado em 20/12/2009 07:00

Olívia Meireles Especial para o Correio Imortalizado por Elvis Presley, Johnny Cash e Morrisey, o topete sempre foi sinônimo de sensualidade. Nas mais diversas décadas, o penteado já passou pela cabeça de renomados sex symbols ; de estadistas a celebridades. Nas últimas temporadas, entretanto, o topete voltou a ser visto nas ruas e nas passarelas. Mas, dessa vez, são as mulheres que estão se divertindo com a tendência. Cantoras jovens e cheias de estilo estão explorando-o de vários jeitos, tamanhos e tipos. A prova da disseminação? Só colocar "topete" no YouTube e um monte de meninas ensinam como armá-los.

Dita Von Teese faz o estilo clássico dos anos 1950, inspirado nas pin-ups da década. Topete nas alturas, cabelo solto
As mais radicais raspam do lado, como um moicano. As mais clássicas gostam de reviver o estilo anos 1950, quando as meninas usavam com rabo de cavalo e um grande volume no alto da cabeça. As que pendem para o visual andrógino podem optar por fios curtos e o topete armado com gel. Quanto à roupa, não há segredo. Algumas combinam o topete com peças bem masculinas: ternos, alfaiataria e camisas brancas. Outras buscam reforçar a feminilidade, como as pin-ups da década de 1950, por exemplo.
Gwen Stefani faz um topete bem japonês. Um tufo de cabelo engomado é o suficiente para dar o charme
Para a cabeleireira Isabela Ferrugem, as mulheres que optam pelo estilo não tem que se preocupar com nada. A única regra é encher a cabeça de laquê para conseguir segurá-lo nas alturas por mais tempo. Ela destaca os topetes retrô de Rockabilly como os mais atuais. "Apesar de serem bem masculinos, eles podem facilmente ter toques femininos com fitas de cetim e rabo de cavalo, por exemplo", argumenta.
Janelle Monáe é adepta dos cabelos presos. Faz um superpenteado em cima e puxa bem nas laterais
Os livros de história também podem ser fonte de inspiração. Afinal, o topete já saiu e entrou de moda diversas vezes. Tanto para os homens quanto para as mulheres. As europeias do século 18, por exemplo, usavam para determinar status. Quanto mais altos, mais nobres. Maria Antonieta era conhecida por usar topetes gigantescos, o famoso pouf. Mas foi Madame de Pompadour, amante do rei da França Luís XV, que disseminou o penteado quando Maria Antonieta ainda vivia na Áustria. Por isso até hoje, em homenagem à francesa, os americanos chamam o topete de pompadour.
Rihanna já usou nas mais diversas formas: preso, baixo, alto e mais recentemente optou pela versão raspada nas laterais.
Nos anos 1950, eles voltaram na cabeça das bandas de Rockabilly com menos volume e altura. Os homens os deixavam brilhando com gel, vide Elvis Presley, James Dean e até os Beatles. As mulheres finalizavam com um rabo de cavalo. Nos anos 1980, os fashionistas reviveram as jaquetas de couro, os óculos wayfarer e os famosos topetes. Alguns cantores da época, como Morrisey, não largaram o penteado de lado até hoje.
Elly Jackson cantora do duo La Roux vai para um lado mais masculino. Cabelo curtinho nas laterais e comprido na frente

Confira os vídeos
Janelle Monae: "Many Moons"

Rihanna - Wait Your Turn

Gwen Stefani - Cool

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação