Diversão e Arte

Vozes plurais no CCBB

postado em 04/02/2010 10:12
Antes de existir a voz, existia o silêncio, já cantava Arnaldo Antunes. Foi com a voz que o ser humano começou a se comunicar verbalmente e, depois, a se expressar musicalmente. Ainda que presente na produção musical de qualquer cultura, os grupos que fazem da voz seu cartão de visita parecem, ao menos no Brasil, meio de lado. Pensando nisso, a cantora e musicista paulistana Daniela Lasalvia formatou o projeto Vox Brasilis ; que estreia hoje no Centro Cultural Banco do Brasil.

O veterano Mawaca, de São Paulo, se apresenta hoje e amanhã no projeto;Hoje em dia, ouço falar muito pouco sobre os grupos vocais brasileiros. Parece que o país esqueceu suas vozes plurais;, observa a curadora. Para ela, a música vocal compete com muitas outras, daí esse aparente desinteresse pelos grupos do gênero: ;O brasileiro está disperso num mar de informações ; muitas vezes ruins ; que ele perde a concentração quando ouve um material de conteúdo. O que eu percebo é isso, uma dificuldade do público em se concentrar. Parece que, se não for música de festa, as pessoas não se interessam;.

A ideia do projeto é justamente mostrar a diversidade da produção nacional. Assim, ela mesclou grupos com uma maior projeção e outros que ainda estão na batalha por maior reconhecimento. Hoje e amanhã se apresentam os grupos Vozes Bugras (SP) e Mawaca (SP). As atrações de sábado e domingo são Banda de Pau e Corda (PE) e A Quatro Vozes (MG/ SP). Nos dias 11 e 12, é a vez do Núcleo Orgânico Performático (NOP-SP) e do Mambembrincantes (DF). Nos dias 13 e 14, quem canta são o MPB 4 (RJ) e o Tarumã (SP). ;Não pensamos, com o Vox Brasilis, em ser um único caminho, mas apresentar algumas das possibilidades. Tem tanta gente boa nessa área que seria possível fazer um nova edição do evento;, comenta Daniela.

Integrante dos grupos Vozes Bugras e do NOP, a cantora selecionou os participantes do projeto com base no que cada um tem para mostrar além das vozes. ;O Vozes Bugras e o Mawaka têm uma forte relação com a música de raiz e os sotaques do mundo, com a world music. A música negra permeia o trabalho do A Quatro Vozes, e a nordestina, da Banda de Pau e Corda;, exemplifica a curadora.

O NOP desenvolve sonoridades usando as possibilidades percussivas da voz e do corpo. O universo circense e as manifestações populares são influências do Mambembrincantes. O grupo Tarumã adiciona polirritmia ao trabalho com vozes. ;Acho que o MPB 4 dispensa apresentações, né? Eles já têm uma longa história na música brasileira, em discos próprios e cantando com outros artistas;, completa Daniela.

Vox Brasilis

De hoje a 14 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Trecho 2, lote 22). Hoje e amanhã, às 21h, Vozes Bugras (SP) e Mawaca (SP). Sábado, às 21h, e domingo, às 20h, A Quatro Vozes (MG/ SP) e Banda de Pau e Corda (PE). Dias 11 e 12 de fevereiro, às 21h, Núcleo Orgânico Performático (SP) e Mambembrincantes (DF). Dias 13, às 21h, e 14, às 20h, MPB 4 (RJ) e Tarumã (SP). Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia). Informações: 3310-7087. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação