Diversão e Arte

Pacote cultural das embaixadas começa a ser agendado

Ricardo Daehn
postado em 17/03/2010 08:41
Beleza chinesa: criada em 1959, a companhia estatal do Balé Nacional da China fará, pela primeira vez, uma turnê no BrasilComo a Semana da Europa ainda está indefinida, parece cedo para se construir um calendário de atividades das representações estrangeiras no país. A conta-gotas, porém, as coordenadas de eventos internacionais se apresentam. Muito envolvida com um passado que resultou na construção da capital brasileira, a exposição de fotografias do Arquivo Público, Missão Cruls: uma trajetória para o futuro, a ser apresentada a partir de amanhã, na Embaixada de Portugal, demarca um bom começo da integração cultural entre o Brasil e o exterior. Iniciativas portuguesas ainda trarão para o Instituto Camões uma dúzia de atrações, entre filmes e saraus, até o mês de dezembro. A Semana da Europa, realizada em maio, é um dos mais representativos eventos culturais, no âmbito das embaixadas situadas em Brasília.

[SAIBAMAIS]Assessora cultural da Embaixada da Espanha, Paz Perez adianta uma série de atividades, algumas no patamar da União Europeia, uma vez que a Espanha encabeça a representação da entidade. ;Para outubro teremos, pela ação da Sociedade Espanhola de Ação Cultural no Exterior, a composição da mostra 24 Escalones, que será montada no Museu Nacional, com destaque para pinturas autênticas de Miró;, adianta. Por volta do mesmo período, cinco filmes contemporâneos serão escalados para apresentação no Cine Brasília. Na lista, o multipremiado Camino (vencedor de seis prêmios Goya), de Javier Fesser, promete ser um dos destaques.

O mês de maio será dos mais movimentados para os países integrantes da União Europeia, por causa da Semana da Europa (coordenada pela European Union National Institutes for Culture), num mix cultural. Além da tradicional mostra de cinema europeu no Cine Brasília, que mesclará filmes clássicos e recentes (e da qual apenas o tema, A cidade, foi adiantado), dois eventos estão confirmados na pauta do Instituto Cervantes (SEPS 707/709). ;Teremos, com participação de conhecidos acadêmicos, mesas-redondas que relacionam literatura e pensamento, numa integração da América Latina e da Europa. Vários institutos culturais estrangeiros da cidade irão compor uma mostra fotográfica com imagens da Galícia, em especial relacionadas a Santiago de Compostela, por estarmos num ano jacobino;, conta Paz Perez.

A disseminação da cultura japonesa ao longo do ano ganhará apelo no multifacetado calendário projetado pela Embaixada do Japão. Para começar, o mês de maio concentrará os esforços de profissionais da capital e de chefs nipônicos em palestras e workshops voltados ao ensino de particularidades culinárias do país. Ainda na área do intercâmbio de dados, em agosto, a UnB será sede para encontros de especialistas em temas que vão da língua ao aperfeiçoamento tecnológico, no Congresso Internacional de Estudos Japoneses.

Antecedendo a programação do Mês da Cultura Japonesa, previsto para outubro, Brasília acolherá o Parallel Nippon, ao longo do mês de setembro. Sem definição do arquiteto estrangeiro que tomará parte das atividades, por enquanto, fica a expectativa de uma grande exposição de painéis relacionados a feitos arquitetônicos que ganharão seminário na capital. Já o Mês da Cultura Japonesa ; há mais de 20 anos estabelecido em Brasília ; terá no cardápio exposição de cerâmicas e de bonsai e retrospectivas cinematográficas de uma dupla de diretores (ainda sem definição), além de apresentações musicais com instrumentos típicos do Japão e oficinas de mangá (os famosos quadrinhos japoneses).

Cinema bailado

Da Embaixada da China chega a informação da primeira turnê brasileira da única companhia de dança estatal, criada em 1959, que forma o prestigiado Balé Nacional da China. Para além de passos tradicionais, a assimilação de traços ocidentais ; uma premissa contemporânea ; deve ser notada no reconhecido repertório da companhia que apresentará, em novembro, a obra Lanternas vermelhas. Um dado curioso é que a montagem teve como molde a criação cinematográfica de Zhang Yimou. No centro da coreografia está a traição amorosa de uma moça que é obrigada a se tornar a terceira mulher de um senhor feudal. A sinopse agrega à atribulada vida doméstica da jovem um sistemático contato com performances da Ópera de Pequim.

Ainda sem atrações confirmadas, pela quinta vez na cidade, o Umbria Jazz Festival, previsto para julho, trará nomes fortes do jazz italiano para a capital brasileira, seguindo moldes do que é feito em Perúgia (ao centro da Itália). Dentre as atrações das edições passadas estiveram o pianista Stefano Bollani e o trompetista Enrico Rava. Também com bastante antecedência, em evento que ocorrerá em novembro, a Embaixada da Itália informa a exibição de cinco filmes que venham a integrar a competição pelo Leão de Ouro, em setembro, do 67; Festival de Veneza.

Apresentação de filmes, em outubro, estão na pauta da comemoração do 20; aniversário da unidade alemã, pelo Instituto Goethe. A presença germânica estará representada ainda na exposição fotográfica Arquitetura Bauhaus, prevista para agosto, no Museu Nacional de Brasília. Pela Embaixada da Argentina, a atração cultural mais assegurada é o Tributo a Mercedes Sosa, a ser feito pela cantora brasiliense Indiana Nomma, em 30 de abril, com entrada franca, no Instituto Cervantes.

Agenda ;diplomática;

Turma de movimento

Numa mescla de ativismo político e integração de elementos cênicos ;, mas, sobretudo, de dança enraizada na cultura africana ;, a companhia de dança Urban Bush Women é a atração que chega a Brasília, sob iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos. Com shows gratuitos, nos dias 27 e 28 deste mês, as sete integrantes do grupo nova-iorquino estarão, respectivamente, no Conjunto Nacional e no Sesc da Ceilândia. Com repertório que abrange 32 obras, a perspectiva de mudança social é um dos maiores compromissos artísticos da companhia fundada pela coreógrafa Jawole Willa Jo Zollar.

Dois séculos, dois concertos

O segmento clássico, embalado pela Embaixada da Polônia, se estenderá em dois concertos consecutivos, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, a partir de 23 de março. Ambas apresentações, gratuitas, comemoram o bicentenário de nascimento de Frédéric Chopin, sendo que o primeiro trará a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional prestigiada pelo solista Krzysztof Jablonski. O mesmo pianista retornará, no dia seguinte, demarcando o tom clássico, num concerto que terá a presença do pianista Adam Makowicz em estilo que reverbera influências jazzísticas.

Vitrine lúdica

Com visitação a partir de 23 de março, uma dupla de exposições que mobilizou a Embaixada da Venezuela será aberta no Átrio dos Vitrais da Caixa Cultural (SBS, Qd. 04). A simplicidade é a marca de Brinquedos Venezuelanos ; Mario Calderón, Nela, objetos lúdicos extrapolam a condição decorativa, pelo repasse de traços culturais e religiosos daquele país. No campo artesanal, explorando madeira e peças saídas de lojas de ferragens, o artista (uma referência na América Latina) dá vazão à criatividade estimulada pela companheira dele, Pilar Cabrera. Com obras de sete fotógrafos, Latinidades: uma nação, dois países e sete artes reúne imagens de tópicos como a força do campo, samba e maculelê. O trabalho fotográfico feito por Fernando Bracho, por exemplo, está na mostra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação