Diversão e Arte

O mundo infantil de Turiba

Na cadeira (eletrônica) de balanço dos 60 anos, o poeta presta uma homenagem à ilha Luísa num livro suave e colorido

postado em 17/04/2010 07:00

Poesias para crianças de todas as idades, com sabor de frutas e verduras e cheiro do mar. Esta é a proposta primeiro livro infantil de Luis Turiba. Poeta, escritor, jornalista, pai e avô, o pernambucano lança hoje, a partir das 16h, no pátio externo Café Martinica, em meio a uma festa colorida dos mais diversos tons (alguns dos quais presentes em seus textos), Luísa Lulusa, a atriz principal, um livro e um presente para a quarta filha e para ele próprio.

;Ao perceber que os 60 anos chegavam, essa idade dos vovôs, percebi que eu e meus amigos merecíamos um presente como este;, explica o motivo pelo qual decidiu editar os poemas que já existiam há mais de 10 anos, quando nasceu sua musa inspiradora, Luísa. ;Fui colecionando cada palavrinha dela, cada gesto, desde as primeiras semanas na barriga da Fernanda (a mãe);, lembra o autor. Segundo sua memória, foram mais de 50 ;coisas; que anotou. Para o livro, selecionou apenas 10 frases líricas e espoletas.

[SAIBAMAIS]Luísa Lulusa é o resultado de um processo que começou quando a filha, hoje com 11 anos, ainda estava no ventre da mãe. O primeiro poema, Lei da engravidez, descreve o momento em que o médico dá aos pais a notícia da gravidez:

; É grave, doutor?
; Não, é gravidez.

Desenhos de Luísa e da irmã Manu, que veio em seguida, ilustram o livreto de ;tantas páginas;, que ambas ajudaram a editar com sugestões de fotos e imagens, além de colorir paisagens desenhadas por outros artistas como os do carioca Zuca Sardam, no capítulo intitulado Turbinadinha. O livro termina exatamente com o nascimento de Manu, aos 4 anos de Lulusa, a atriz principal. É ela quem desenha e colore uma das araras azuis de um poema dedicado a ela, que hoje tem 7 anos.

Turiba é pai de outros três filhos, anteriores às duas pequenas protagonistas dessa história, e avô de quatro netos, Gabi, Naomi, Thales e Guilherme. Uma delas, Naomi, de 9 anos, já segue os passos do vovô e enreda pelos caminhos da poesia. Luísa e Manu não deixam de fazer arte, cada uma à sua maneira. A primeira quer ser atriz e até já interpretou mais de uma personagem numa única peça na escola. A outra passeia por outros caminhos não menos artísticos: ;Faço ginástica olímpica;, diz sorridente e elétrica, como de costume, segundo o pai, a fã de Daiane dos Santos. ;Ela não para quieta. Nunca parou;, confirma. Não à toa, o nome do próximo livro, que o autor já começa a preparar, será Manu Cambalhota, o qual ele chama de ;quase uma dívida cármica; com a caçula da família.


; Mônica no país dos vampiros

Anjos caídos
De Mônica Lopes de Mendonça. 446 páginas, R Editora. R$ 40. Mais sobre a autora em www.monicalopes.com.br. Lançamento na livraria Leitura do Conjunto Nacional, a partir das 16h.


O universo sombrio e fascinante de vampiros e anjos sempre atraiu a goiana Mônica Lopes de Mendonça, 34 anos. Há 10 anos, ela escreveu Anjos caídos, livro que mescla os dois universos, mas demorou quase uma década inteira até que conseguisse publicá-lo do jeito que queria, com ilustrações. As imagens são assinadas por Robson Reis, responsável pelas tirinhas da série Crepusculinho, inspiradas na obra vampiresca de Stephenie Meyer, a favorita dos adolescentes depois de J.K.

Rowling, de Harry Potter. ;Escrevi em 2000, mas queria lançar com ilustrações. Só agora consegui um ilustrador. Conheci o Robson pela internet;, revela. Depois do lançamento em Goiânia, na última semana, Mônica apresenta o livro aos brasilienses hoje, a partir das 16h, na livraria Leitura do shopping Conjunto Nacional.

A autora têm vários outros escritos engavetados e decidiu lançar Anjos caídos primeiro porque ele inicia uma trilogia sobre vampiros e outros seres místicos. ;O segundo já está finalizado, Vale de Caim. Mas o terceiro está só na cabeça ainda;, conta. Caim tem previsão de lançamento para o fim do ano, enquanto o final da saga só deve sair em 2011. A paixão da escritora pelo tema se estende aos filmes e seriados de sua preferência: Cidade dos anjos, Drácula de Bram Stoker, Nosferatu e a série Diários do vampiro.

O trabalho de Mônica foi recebido com carinho pelos fãs de Crepúsculo, que apoiaram o lançamento de Goiânia em peso. Por meio de Robson, ela fez contato com o fã-clube da trilogia de Meyer e também conheceu adeptos de Brasília. Na capital, a criadora da trilogia brasileira sobre vampiros espera boa aceitação de entusiastas e outros públicos. ;Tem gente de todas as idades lendo o livro. Recebi mensagens de pessoas de 25, 30 anos que estão adorando;, comemora.

Poemas

Quando eu nasci, dentro da barriga da minha mãe, eu era bebê...
uma gotinha solta no verde
querendo chover-se de sorvete
uma trova in silêncio; Trooo ;voadA

trechos do poema Ver(durinhas) frutóides e legu(minosas), o favorito de Luis Turiba e musicado por Cid Campos, no álbum Crianças Crionças.

"go go stosa
go go iaba
sou uma bebê
bem terraba"

"quiabos!
vê se te manga!´
pé de pepino
fé na pitanga"


"amonheque
seu coração de mamão
sala salada salmoura
salmão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação