Diversão e Arte

Cria da Cidade

postado em 24/06/2010 07:00


Menina prodígioLuciana Martuchelli gosta de andar em bando. É assim que ela entende o fazer artístico, na criação coletiva, na generosidade da troca. Ela chega à Faculdade de Artes Dulcina de Moraes para gravar o Cria da Cidade acompanhada do pai, o ator Gê Martú, e dos intérpretes Paulo Carpino e Juliana Zancanaro ; representantes de duas gerações de alunos formados em curso de teatro desenvolvido por essa atriz, diretora e professora de artes cênicas. No palco, onde fez o teste para entrar naquela instituição, sob o olhar auspicioso de Dulcina de Moraes, espalha fotografias, recortes de jornais, filipetas de montagens. Não demora muito para que os fragmentos da trajetória montem, no chão, uma instigante colcha de espetáculos.

; Nesta imagem, há o registro do meu encontro com Antunes Filho, um dos meus mestres, aponta Luciana.

Inspirada em muitos gurus, Luciana Martuchelli levou de Dulcina de Moraes a delícia de ensinar. De Antunes Filho, a disciplina e a técnica de atriz. De Eugenio Barba, o gosto pelo método de treinamento físico. Teve ainda contribuições de Peter Brook, Aderbal Freire-Filho, Tisuka Yamasaki e B. de Paiva. Agora, encontrou a atriz Julia Varley, da companhia Odin Teatret (Dinamarca).

; Ela me abraçou carinhosamente, cuidou de mim, voltei a me sentir protegida como atriz, conta Luciana, que, em breve, edita livro de Julia Varley no Brasil.

Com uma estrada que já teve uma curiosa passagem como preparadora de elenco de novela angolana, Luciana Martuchelli segue o caminho dos pais: Gê Martú, um ator que ajudou a construir o teatro brasiliense, e Gisele Lemper, atriz e poeta. Luciana conta que pensou em seguir outros rumos profissionais. Mas não teve jeito. A menina era prodígio, afeita às artes. Pequenina, deu uma entrevista para uma revista que deixou Gê e Gisele embasbacados.

; Ela tinha 10 anos quando disse: ;Uma cultura é mais significativa quanto maior for o grau de versatilidade com que os indivíduos nela se expressam;, lê Gê Martú, ainda com a mesma cara de abestalhado que ficou tempos atrás.


ANOTE AÍ
Luciana Martuchelli ministra o Workshop de interpretação para cinema e mídias digitais, de 1; a 10 de julho, das 19h30 às 23h, no Centro Empresarial Norte. Informações e reservas: 3964-4783.


Assista ao Cria da Cidade com Luciana Martuchelli hoje, às 17h, no Correio Notícias, com apresentação de Maria Julia Mendonça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação