Diversão e Arte

Eu choro mesmo, e daí?

BBC News elege os 20 filmes mais emotivos, segundo os internautas. Entre eles estão Toy story 3 e Um sonho de liberdade

postado em 22/08/2010 11:55
Foi numa noite dessas, à toa, que o cineasta André Miranda, com 21 anos na época, saiu de casa para ir ao cinema. Iria assistir Brilho eterno de uma mente sem lembranças, filme dirigido por Michel Gondry. Comprou o ingresso, pipoca e sentou-se na última fileira. No meio do filme, uma cena o tocou bastante (aquela em que a personagem de Kate Winslet retorna à infância). Naquele momento, todas as fraquezas e inseguranças, típicas de uma criança de 7 anos, ficariam expostas. ;Sem dúvida, foi um dos filmes que mais me fez chorar;, confessa. Na verdade, nem ele sabe ao certo o que foi: o facho de luz entrando pela janela naquela cena, o som de Phone Call, de Jon Brion, ou o fora que tinha acabado de levar da namorada na época.

Mas a lista de filmes ;emotivos; do cineasta, hoje com 26 anos, não termina nesse longa. Ele confessa que na hora de ir ao cinema troca a claquete pela caixinha de lenços. E.T, Amelie Poulan, Carruagens de fogo, A vida marinha com Steve Zissou e Os excêntricos Tenembauns são, para ele, motivo de olhos lacrimejantes. ;Me emocionei muito na cena final de A vida marinha com Steve Zissou, em que o personagem do Bill Murray está sentado, segurando o prêmio que ele ganhou como documentarista. Nessa hora, vem um garotinho se senta ao lado dele. Então, ele fala para o menino: ;Foi uma aventura;. Se levanta e começa a tocar Queen Bitch, do David Bowie;, relembra.

O site da BBC News resolveu fazer com que seu público masculino entrasse mais em contato com seu lado emocional e revelasse quais são os 20 filmes que mais os fizeram chorar. O resultado foi a curiosa lista que apontou Toy story 3, O senhor dos anéis ; O retorno do rei, Um sonho de liberdade, Up e Um estranho no ninho como os cinco primeiro colocados. O top 20 ainda revela que os rapazes não resistem e se debulham em lágrimas em Babe, o porquinho atrapalhado, Rocky e Marley e eu.

;Sou um homem de 48 anos, ex-jogador de rugby e motoqueiro. Admito que Babe, o porquinho atrapalhado me fez chorar. No final, quando o agricultor diz: ;Isso é tudo, porco;, as lágrimas brotaram;, revela um leitor ao site britânico. Outro diz: ;Quando tinha 18 anos, mostraram O campeão para o nosso grupo de recrutas. A sala, cheia de fanfarronice masculina, logo acalmou e, apesar de escura, você podia ver os olhos brilhando. Ninguém ousou falar, com medo de mostrar a voz trêmula;.

Soluços
Ao contrário do brasiliense André, Hugo Fusco Lobo, 32 anos, conta nos dedos os filmes que o fizeram sucumbir em lágrimas. Entre romances, dramas, histórias reais e mais uma infinidade de gêneros que se misturam dentro seu gosto eclético, Hugo se lembra apenas de quatro filmes que o emocionaram de verdade. ;Nunca cheguei a soluçar de tanto chorar;, defende-se. Mas ele confessa que os ;snifs snifs; foram inevitáveis em Invasões bárbaras, dirigido por Denys Arcand. ;Assisti depois que meu pai havia falecido;, justifica.

Depois de muita relutância e de remoer as lembranças, Hugo, formado em ciência da computação, conseguiu juntar as outras três películas à sua tímida relação de filmes que já fizeram seus olhos marejar. Dogville, de Lars Von Trier, Cinema paradiso, escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore, e Um sonho de liberdade, o drama de Frank Darabont. ;Não tenho vergonha, não, mas tento me controlar, se não, perco a história;, brinca.

O também cineasta Mauro Giuntinni é categórico ao dizer que o principal elemento que faz os espectadores se derreterem nas poltronas é o roteiro. ;De alguma forma, a pessoa tem que se identificar com o personagem. Se não, ele não consegue se projetar naquela situação;, explica. ;Não importa se o personagem é um desenho animado, mas sim o sentimento envolvido;, completa. A trilha sonora também colabora, e muito, para comover o público. Foi assim em Pearl Harbor, de Michael Bay, segundo André Miranda. Para o diretor, mesmo com um roteiro e atores medianos, o filme consegue cativar o públicos graças a ação de Hans Zimmer, que montou uma trilha sonora irreparável. ;De todas as artes, a música é a que mais consegue emocionar. É um pouco mais difícil, por exemplo, chorar ao ver um quadro. Porém, é fácil ouvindo uma ópera, mesmo que não tenha letra;, destaca ele.




Haja lágrimas

Os cinco primeiros na BBC


; 1- Senhor dos anéis ; O retorno do rei
; 2 - Um sonho de liberdade
; 3 - Up ; Altas aventuras
; 4 - Um estranho no ninho
; 5 - Marley e eu

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação