Diversão e Arte

Filmes dos diretores Selton Mello e José Belmonte chegam para 2011 e 2012

postado em 04/11/2010 08:00
; Mario Abbade

Florianópolis
; Depois de lampejos isolados, o cinema nacional parece ter compreendido que sem planejamento e organização será muito difícil traduzir em sucesso o número de filmes que chegam ao circuito como simples figurantes entre os blockbusters norte-americanos.

No último fim de semana, a distribuidora Imagem Filmes ; ao lado da Telecine Productions ; reuniu exibidores, imprensa, cineastas, produtores e artistas para apresentar 11 filmes nacionais previstos para chegar aos cinemas em 2011 e 2012. O encontro objetivou sedimentar os primeiros passos em busca da tão cobiçada fórmula dos campeões de bilheteria.

A convenção aconteceu em Florianópolis, nos mesmos moldes das que acontecem há mais de 15 anos nos Estados Unidos.

;Essa é a primeira vez que o mercado brasileiro planeja antecipadamente lançamentos de produtos nacionais. Na semana de estreia de Tropa de elite 2, o circuito foi ocupado em 56% de filmes nacionais. Queremos repetir isso mais vezes;, disse o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, presente ao evento.

Foram apresentadas cenas de cada um dos sete filmes programados para 2011, seguidos de depoimentos dos realizadores, muitos, inclusive, com data previamente marcada de estreia. O primeiro será Brasil animado, que inaugura a produção nacional em 3D. O filme, dirigido por Mariana Caltabiano, mistura animação com imagens captadas em live action.

Para fevereiro: Débora Secco protagoniza o longa Bruna surfistinhaEm 25 de fevereiro é a vez do polêmico Bruna surfistinha, estrelado por Deborah Secco. ;Esse filme representa um divisor de águas na minha carreira. Espero que o público tenha o mesmo prazer que tive fazendo o filme;, disse Deborah, visivelmente emocionada após a apresentação de imagens do longa.

Baseado no livro O doce veneno do escorpião, o filme marca a estreia de Marcus Baldini na direção. Pelas sequências previamente mostradas, promete ocasionar impacto. O próximo da agenda é o veterano Hugo Carvana com a comédia Não se preocupe, nada vai dar certo, que estreia em 29 de abril. A produção proporciona o retorno do eterno galã Tarcísio Meira às telonas, ao lado do jovem talentoso humorista Gregório Duvivier.

Violência e miséria
Programado para maio/junho, está o onírico O palhaço. Essa é a segunda vez que Selton Mello assume a direção, em que atua ao lado de Paulo José. O longa deve causar furor nos intelectuais pela forma que Selton sabe combinar inteligência com entretenimento. ;O filme tem uma atmosfera de sonho, indo na contramão do que vem sendo feito em termos de violência e miséria;, destacou Selton.

Em julho, para disputar o mercado com os filmes do verão americano: Dois coelhos, do iniciante Afonso Poyart. Pelas sequências, o longa possui uma linguagem moderna com cortes alucinados e uma textura própria. O filme prenuncia muita ação tendo como argumento a história de um homem que decide colocar criminosos e políticos em rota de colisão. ;O projeto me atraiu pela linguagem voltada para o público jovem e da internet;, comentou Alessandra Negrini, que está no elenco com Caco Ciocler e Fernando Alves Pinto.

Para agosto/setembro, Estamos juntos, o novo filme do diretor Toni Venturi (Cabra-cega). O longa tem Leandra Leal no papel de uma jovem médica e Cauã Reymond como um DJ homossexual. Esse é o primeiro projeto da Imagem Filmes com a Americine, produtora argentina, e busca introduzir o cinema brasileiro no mercado latino-americano.

O último projeto para 2011 é Capitães de areia, baseado no livro homônimo de Jorge Amado, e que será dirigido pela estreante Cecília Amado, neta do autor. O longa deve chegar entre outubro e novembro no circuito com a difícil tarefa de atrair os seis milhões de leitores que compraram o livro.

Políticos
Para 2012, foi apresentado Billi Pig, dirigido por José Eduardo Belmonte, nascido em São Paulo, porém formado em cinema em Brasília, pela UnB. Belmonte abandona os filmes políticos (Se nada mais der certo e A concepção) para realizar uma comédia que remete à nostálgica chanchada brasileira. Na trama, Marivalda (Grazi Massafera), uma aspirante a atriz, e seu marido trambiqueiro (Selton Mello) se metem na maior confusão com o chefe do tráfico do morro em que moram. No meio do buchicho, o porco de pelúcia de estimação de Marivalda passa a dar conselhos a ela. ;É ótimo estrear no cinema ao lado do Selton e comandada pelo Belmonte. Isso me dá muito mais segurança;, comentou Grazi. ;O projeto me atraiu por ser uma comédia que mistura o estilo do cineasta Billy Wilder com o cinema dos Irmãos Marx pelo formato anárquico. Ao mesmo tempo é uma história de amor;, concluiu Selton.

Além de Billi Pig, foram anunciados os outros projetos para 2012: O vendedor de passados, baseado no best-seller homônimo do escritor angolano José Eduardo Agualusa e estrelado por Lázaro Ramos; El ardor, coprodução com a Argentina que terá o ator Gael Garcia Bernal encabeçando o elenco; e Somos tão jovens, uma cinebiografia do cantor Renato Russo dirigida por Antonio Carlos Fontoura e que terá o ator Thiago Mendonça no papel do líder da Legião Urbana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação