Diversão e Arte

Músico Pablo Fagundes se apresenta esta noite no Clube do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 24/11/2010 07:20
Pablo Fagundes e sua gaita: composições dele e de mestresNos últimos dois anos, Pablo Fagundes está empenhado numa missão: provar que a gaita é um instrumento apropriado para solo, quando se toca choro. Isso ele vem demonstrando em aulas para seus alunos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello. ;Tenho feito um trabalho na escola com base em estudo técnico. Busquei referência em outros instrumentos de sopro, comuns ao chorinho, como flauta, clarineta e saxofone, já que não há gravações desse estilo musical em que a gaita é ouvida;, conta.

O resultado desse estudo chega ao público hoje, às 21h, no Clube do Choro, no show A gaita no choro, o choro na gaita, que segue até sexta-feira pelo projeto Brasília, 50 anos ; Capital do choro. Pablo, que toca gaitas cromática e diatônica, terá a companhia de Félix Júnior (violão sete cordas), Marcus Moraes (violão seis cordas) e Rafael dos Santos (bateria e percussão).

;Preparei um repertório especial para esse show, ao revisitar a obra de mestres do choro. A gaita diatônica será uma das novidades, na interpretação de clássicos como Pedacinho do céu, de Waldir Azevedo, por exemplo;, anuncia. Ele relacionou, entre outros, Ainda me recordo (Pixinguinha), Voo da mosca (Jacob do Bandolim), Homenagem à velha guarda (Sivuca), Picadinho à baiana (Luperce Miranda) e Outra coisa (Moacir Santos), além de Aquarela na Quixaba (Hamilton de Holanda) Pablo vai aproveitar a oportunidade para mostrar composições autorais, que estão em destaque no roteiro. Foram selecionadas Maitê, Pétalas de margaridas, Partiu do alto, Graciosa (que compôs em parceria com Fernando Rodrigues) e Maracatu pra tu, com a qual venceu a parte instrumental do 1; Festival de Música da Nacional FM, em 2009, e que vai ser ouvida na abertura do show.

;Se alguém acredita que gaita não chora, vá conferir o show para tirar sua conclusão;, brinca Pablo. O gaitista retornou recentemente da Europa, onde representou Brasília e o Brasil na 10; edição do Harmoliege, na Bélgica, considerado um dos mais importantes festivais de gaita daquele continente. ;Toquei ainda em Paris e Barcelona e senti que as pessoas gostaram do que ouviram;, comemora.

PABLO FAGUNDES
Show do gaitista e banda, de hoje a sexta-feira, às 21h, no Clube do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação