Diversão e Arte

Escritores e professores discutem veto a obra de Monteiro Lobato na escola

Escritores e professores discutem se a decisão do Conselho Nacional de Educação de vetar a circulação da obra Caçadas de Pedrinho, nas escolas, é um ato de proteção às crianças ou de empobrecimento de sua imaginação

Severino Francisco
postado em 28/11/2010 08:00
Com as reinações da turma do seu Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato encantou várias gerações de crianças brasileiras, algumas delas que se tornariam inclusive figuras ilustres da cultura, como Clarice Lispector, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo e Gilberto Gil, entre outros. Mas há algumas semanas, uma questão delicada, que mexe com os traumas dos quase quatro séculos de escravidão e com a devoção a um dos gênios da cultura brasileira, saiu dos gabinetes de Brasília e ganhou as ruas: Lobato é racista ou está sendo censurado? A polêmica foi deflagrada pela decisão do Conselho Nacional de Educação no sentido de vetar a circulação nas escolas ou inserir nota explicativa na obra Caçadas de Pedrinho, informando que ela contém expressões racistas ou supostamente racistas. Será que a obra de Lobato ofende mesmo a autoestima dos brasileirinhos afrodescendentes a ponto de merecer medida tão drástica?

O Correio ouviu escritores de literatura infantojuvenil e professores que lidam diretamente com as crianças. O escritor e artista gráfico Ziraldo, autor do Menino maluquinho, discorda da posição do CNE: ;A sociedade da época do Lobato ainda não tinha consciência do racismo e da diferença de valores da forma que temos hoje. Acho injusto fazer uma coisa dessas com uma figura da grandeza do Lobato;.

Ziraldo atribui essa linha de pensamento a grupos que importam a ideologia do politicamente correto dos Estados Unidos, sem considerar peculiaridades da sociedade brasileira. O racismo internacional é diferente do brasileiro, argumenta Ziraldo: ;Esse pessoal que fica copiando coisas americanas sem senso crítico é muito chato. Fica buscando racismo em tudo. Os americanos odeiam os negros, mas aqui nunca houve uma organização como a Ku Klux Klan. No Brasil, onde branco rico entra, preto rico também entra. Pelé nunca foi alvo de uma manifestação de ódio racial. O racismo brasileiro é de outra natureza. Nós somos afetuosos;.

A escritora Ruth Rocha, uma das mais lidas e premiadas autoras de livros infantojuvenis no Brasil, se recusa a defender a literatura de Monteiro Lobato. Ela argumenta que a obra de Lobato é tão magnífica que se defende sozinha. E deixa claro que literatura não é pedagogia, não cabe censura: ;As editoras têm o papel de ganhar dinheiro e morrem de medo do que o Ministério da Educação possa fazer, pois só o governo compra livros em quantidade. Elas vivem pressionando os autores para mudar coisas nos livros. Eu mesma tenho sido vítima. Eu fiz uma história em que os meninos estavam tomando banho no rio e, de repente, iniciam uma briga com abacates. Não queriam porque diziam que os meninos poderiam se ferir. Os editores queriam que a Ana Maria Machado mudasse uma história porque os personagens tomavam banho muito demorado e isso supostamente estimulava o gasto de água. Isso pode ser um baque horroroso na literatura brasileira. Acho ridícula essa moda do politicamente correto. É uma boa intenção, mas macaqueada dos americanos. Querem que eu chame anão de ;pessoa verticalmente prejudicada;. É ridículo!”.

A professora Magda Soares, pós-graduada em educação e professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, trabalha com a formação de professores e acompanha a recepção das crianças à literatura infantil nas escolas há 50 anos. ;Falo de minha experiência de décadas e nunca encontrei casos em que manifestassem qualquer expressão negativa das crianças diante de Tia Nastácia. Pelo contrário: ela é uma das personagens do Lobato de quem elas mais gostam. A seguir as orientações do Conselho, nós vamos incentivar o racismo entre as crianças. Se ficar submetido a interesses fundamentalistas de grupos, o Conselho de Educação deixará de cumprir a sua função de selecionar os livros e se tornará um conselho de censura.;

O professor Luis Camargo, um dos autores de Monteiro Lobato: livro a livro, agraciado com o Prêmio Jabuti em 2009, considera triste esse episódio, pois é parte de uma leitura estreita: ;Em vez de discriminar Lobato, seria melhor enfatizar livros que contemplam a estima das crianças negras. Lobato é muito rico;.

Sempre polêmico
Escritor, editor, tradutor, ensaísta e advogado, Monteiro Lobato (1882-1948) se distinguiu como um dos personagens mais influentes da cultura brasileira na virada do século 19 para o século 20. Sempre foi uma figura polêmica, não fugindo do debate público. Execrou a obra de Anita Malfatti nos tempos pioneiros do modernismo, realizou campanhas pela leitura e anteviu que o Brasil seria um grande produtor de petróleo. Mas o seu maior legado é o conjunto de livros narrando as aventuras do Sítio do Picapau Amarelo, que encantaram várias gerações de brasileiros.

EM DEFESA DO CONSELHO

Ana Maria Gonçalves é escritora, negra, autora do romance Um defeito de cor, muito elogiado pela crítica e ganhador do Prêmio Casa das Américas em 2008. Ela defende a posição do Conselho Nacional de Educação e argumenta que a lei 10.639/03 trata do tema da valorização das diferenças, e se fosse levada ao pé da letra, Caçadas de Pedrinho não poderia estar nas salas de aula. Destaca que um fato importante de se lembrar é que não está em julgamento o talento literário de Monteiro Lobato, que é inegável, mas sim o conteúdo racista de sua obra. Ana lembra que Lobato nasceu no tempo da escravidão, era neto do Visconde de Tremembé, proprietário de fazendas e escravos, tendo herdado a mentalidade escravocrata da época.

De acordo com Ana, em cartas aos amigos Godofredo Rangel e Renato Kehl, que implantou e difundiu a eugenia no Brasil, tendo em Lobato um dos seus principais discípulos, o escritor se assume eugenista e racista, como prova o trecho em que ele fala a Rangel sobre a recepção, nos Estados Unidos, do seu livro O presidente negro: "Meu romance não encontra editor. [...]. Acham-no ofensivo à dignidade americana, visto admitir que depois de tantos séculos de progresso moral possa este povo, coletivamente, cometer a sangue frio o belo crime que sugeri. Errei vindo cá tão verde. Devia ter vindo no tempo em que eles linchavam os negros".

E, segundo Ana, ;para piorar;, Lobato ainda admite, em carta para Kehl, fazer uso da literatura para dizer o que não pode ser dito às claras: ;É um processo indireto de fazer eugenia, e os processos indiretos, no Brasil, ;work; muito mais eficientemente;. Será que as crianças, brancas e negras, sem nenhuma contextualização, sem nenhuma preparação por parte dos professores para lidar com o racismo da obra e da sociedade brasileira, estariam em boas mãos lendo Caçadas de Pedrinho?, indaga Ana. ;Coloco a pergunta para todos nós que lemos Lobato na infância, principalmente para os que acham que não há racismo no livro e que é normal, seja nos tempos da escravidão ou nos dias de hoje, humilhar os negros somente porque insulto vem do ;pai; da literatura infantil brasileira. Essa pode ser a hora de cidadãos adultos e conscientes questionarem essa autoridade e tomarem para si a responsabilidade de construir um país mais justo para todos.;

Frases

"Os americanos odeiam os negros. Mas, nós somos um povo afetuoso. O nosso racismo não tem a ver com o racismo internacional. No Brasil, onde branco rico entra, negro rico também entra. Esse pessoal do politicamente correto é muito chato. Fica buscando racismo em tudo"

Ziraldo

"O politicamente correto é ridículo. Eles querem que eu chame anão de "pessoa verticalmente prejudicada".

Ruth Rocha, escritora

"Coloco a pergunta para todos nós que lemos Lobato na infância, principalmente para os que acham que não há racismo no livro e que é normal, seja nos tempos da escravidão ou nos dias de hoje, humilhar os negros somente porque o insulto vem do "pai" da literatura infantil brasileira"

Ana Maria Gonçalves, escritora

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação