Diversão e Arte

Imagens da religiosidade brasileira estão em exposição no Espaço Chatô

postado em 14/12/2010 07:40
O fotógrafo Eraldo Peres registra as cores e as tradições das cavalhadasApós 10 anos de pesquisa, o fotógrafo carioca Eraldo Peres, 51 anos, conseguiu reunir mais de cinco mil imagens, todas retratando uma das mais variadas festas do folclore nacional. Para mostrar aos brasilienses um pequeno aperitivo desse trabalho, ele reuniu 32 delas, na exposição Festa brasileira ; Folias, romarias e congadas, que fica no Espaço Chatô (SIG, Q. 2, anexo ao Correio Braziliense), de hoje, às 19h, até o dia 31. ;Tudo começou em Pirenópolis, quando resolvi registrar as cavalhadas. Com o tempo, a coisa foi tomando corpo de pesquisa mais avançada e comecei a falar com antropólogos. Acabei visitando em torno de 250 festas;, relembra o fotógrafo.

O trabalho não parou por aí. Com tanto material produzido, Eraldo sentiu-se no dever de divulgar ao maior número de pessoas quantas imagens pudesse. Daí nasceu a ideia de criar um livro. Com o mesmo nome da exposição, a obra reúne 160 fotos, além de textos do sociólogo e pesquisador na área de cultura popular, Clóvis Britto, e da jornalista Carol Peres, filha do autor. A publicação terá um pré-lançamento no próximo dia 21, às 19h, na própria galeria e contará com uma visita guiada à exposição, além de uma projeção comentada. ;Vamos mostrar a Folia do Divino, de Reis, congadas mineiras, a festa da descendência negra, além das romarias, como a do Círio de Nazaré, a de Bom Jesus da Lapa e a do Divino Pai Eterno, que acontece na cidade goiana de Trindade;, explica Eraldo.

A previsão é que o livro, editado pelo Senac/DF em parceria com o Senac/SP, só estará disponível nas lojas a partir dos últimos dias de janeiro do próximo ano. Segundo o fotógrafo carioca, 80% do trabalho foi feito utilizando uma câmera analógica, como as de antigamente, e só os 20% restantes com máquina digital. ;Fiz tudo com recursos próprios. Só agora, no fim com a publicação literária, que recebi apoio da Lei Rouanet;, enfatiza o fotógrafo, lembrando o extenso cronograma que precisou seguir nesta década para dar conta do projeto. ;A maioria das celebrações só acontece em uma data específica. Eu tinha que seguir tudo à risca, se perdesse algo só no próximo ano teria uma nova chance;, relata entusiasmado.


FESTA BRASILEIRA ; FOLIAS, ROMARIAS E CONGADAS
Abertura hoje, às 19h30, no Espaço Chatô (SIG, Q. 2, Lt. 340, sede do Correio Braziliense; 3214-1350). Entrada franca. Classificação indicativa livre. Até o dia 31.


LIVRO DE BRASÍLIA
Amanhã, às 20h, a Academia Internacional de Cultura fará uma confraternização no Espaço Chatô, com adesão de R$ 70. Quem participar vai ganhar o Livro de Ouro ; Brasília 50 anos, escrito por Palmerinda Donato e Nazareth Tunholi. A obra traz fotos e fatos da construção de Brasília, sobretudo, a partir da visão da família Kubitschek. É que Palmerinda trabalhou na campanha de JK à Presidência como assessora de dona Sarah. ;Nos conhecemos num salão em Copacabana e ela ficou louca por mim;, conta a autora que disponibilzou, no livro, fotos do acervo pessoal. ;O livro ficará para a história de Brasília. Traz ainda depoimentos de personalidades e fotos atuais dos monumentos;, destaca. O evento será seguido de coquetel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação