Diversão e Arte

Lobão lança caixa com três CDs que resumem os primeiros 10 anos de carreira

postado em 14/02/2011 08:04

Em 2007, quando decidiu lançar o Acústico MTV, Lobão queria aproveitar o projeto de maior visibilidade da emissora para mostrar suas músicas mais recentes, ainda que tivesse de regravar sucessos como Me chama e Noite e dia. O álbum anterior, Canções dentro da noite escura (2005), tinha sido um fracasso comercial (15 mil cópias), e ele sabia que ali estava uma bela oportunidade de dar uma guinada na carreira. Pois bem. Em mais uma de suas manobras mirabolantes, reuniu uma banda ótima, chamou Carlos Eduardo Miranda para a produção e fez um CD/DVD caprichado. O resultado? Um recorde negativo de vendas ; 23 mil exemplares (a marca anterior, segundo ele, era da ordem de 350 mil) ; e uma ;ridícula esculhambação; (palavras dele) na imprensa.

Lobão monitorou detalhes do lançamento da caixa com três CDs e um DVDApesar das alfinetadas ao ;Cordeirão; ; que teria se vendido, entrado em contradição ao gravar um formato que criticava ;, o Acústico MTV levou o Grammy Latino de melhor disco de rock de 2007. E está de volta às lojas, como bônus da caixa Lobão 81-91, que reúne, em três CDs, as canções mais representativas dos primeiros 10 anos de carreira do cantor e compositor. São 43 faixas ao todo (mais as 21 do DVD, que também ganhou extras), pinçadas dos LPs Cena de cinema (1983), Ronaldo foi pra guerra (1984), O rock errou (1986), Vida bandida (1987), Cuidado! (1988), Sob o sol de Parador (1989) e O inferno é fogo (1991).

Já que o tempo é de balanço (a autobiografia 50 anos a mil saiu no fim de 2010, com 592 páginas, pela Editora Nova Fronteira), melhor seria que a caixa viesse com a reedição dos discos completos (e as capinhas e tal), há muito fora de catálogo. A coletânea, no entanto, é ótima. Ao traçar um panorama da obra (e fazer o ouvinte cantarolar, sem sentir, uma a uma as músicas da primeira fase), evidencia o bom compositor que Lobão sempre foi ; acima do artista falastrão e polêmico (e, convenhamos, pra que tanto bom-mocismo?).

Enxuto
Lobão diz ter optado pelo formato enxuto por achá-lo mais ;palatável; (se entrassem todas as faixas dos sete álbuns, seriam 71). Foi ele quem escolheu as músicas e exigiu que a remasterização ficasse a cargo do norte-americano Roy Cicala. ;Pra mim, significa muito ter meu trabalho remasterizado por uma figura como ele;, comenta o cantor, sobre o engenheiro de som que trabalhou com John Lennon, Frank Sinatra, Jimi Hendrix, AC/DC, Miles Davis e Sarah Vaughan, entre outros. ;Roy conseguiu tirar um som mais agressivo das canções. E o DVD finalmente sai com a devida visibilidade e o devido respeito.;

O primeiro CD da caixa é de hits. Começa com Cena de cinema e Doce da vida (ambas do primeiro LP), segue com Me chama, Corações psicodélicos e Tô à toa, Tokio (as três de Ronaldo foi pra guerra), pula para Decadence avec elegance (do compacto lançado em 1985), continua com Revanche, Noite e dia e O rock errou (do terceiro LP), Vida bandida, Vida louca vida e Rádio blá (do quarto), salta para Chorando no campo (do quinto) e termina com uma graça, A deusa do amor (um dueto com Nelson Gonçalves).

O segundo CD reúne os sucessos a partir de 1988, como Cuidado, O eleito e É tudo pose. E o terceiro é uma saborosa compilação de ;lados B;, que inclui Mal nenhum (o lado B do compacto de Decadence avec elegance), Amor de retrovisor, Love pras dez, O homem-baile e Robô-roboa (de Cena de cinema), Abalado, Bambina e Os tipos que não fui (de Ronaldo foi pra guerra). Vale a viagem.

LOBÃO 81-91
Caixa com três CDs (43 faixas) e o DVD Acústico MTV (21 faixas, mais extras). Lançamento Sony Music. Preço médio: R$ 80. ****

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação