Diversão e Arte

Toro y Moi visita soul music e psicodelia de 1970 em Underneath the pine

postado em 11/03/2011 09:02
Chaz Bundick: de Sonic Youth a Daft Punk, músico americano brinca com referências de rock, soul e eletrônicaChaz Bundick tinha 23 anos quando se formou em design gráfico na Universidade da Carolina do Sul. Mas não chegou a exercer a profissão. Naquela época, em 2009, ele estava muito bem posicionado num ramo diferente: as pistas de dança. Hoje, no entanto, o produtor admite não descartar a ideia de bater ponto, receber salário, embarcar numa rotina mais ou menos comum: ;Não quero que a música se transforme num emprego. Para mim, empregos nunca são divertidos;, afirma, ao site About.com.

Enquanto não assina carteira, Chaz responde por um projeto em ascensão: o Toro y Moi, uma imprevisível ;banda de um homem só;. Sem a menor paciência para exigências de gravadoras, ele grava o que bem entende, da forma como lhe agrada (geralmente, no próprio quarto) e com as referências e recursos que tem à mão. Nessa arte caseira, o principal mandamento é: a carreira se autodestruirá assim que se transformar em obrigação. ;Quero seguir no meu ritmo;, avisa.

Por enquanto, o produtor não nega o desafio de se reinventar ; e surpreender ; a cada disco. São apenas dois. Mas Causers of this, de 2010, e o recém-lançado Underneath the pine (distribuído no Brasil pelo selo Vigilante, da Deck) parecem ter sido gravados em países e épocas distintos. O primeiro evoca a eletrônica europeia: tem melodias etéreas e minimalistas, em faixas para madrugadas frias. O segundo toma o metrô para a América dos anos 1970, com o baixo pulsante da soul music e a psicodelia do rock progressivo.

Soa como uma manobra corajosa: há quem acredite que um artista tão novo, ainda invisível na mídia, deveria formar uma identidade antes de tentar sabotá-la. A graça do Toro y Moi, porém, é bem outra. Nenhuma estratégia supostamente segura parece nortear a criação de Chaz ; a impressão é de que tudo pode acontecer. ;Sou apenas um cara normal, um fã de música. Não quero que as pessoas pensem que sou especialista num gênero específico;, resume.

As facetas de Chaz começam a ser comparadas às de outro músico americano que começou a trajetória confundido expectativas: Beck. Mas o som de Underneath the pine ; o disco mais elogiado do Toro y Moi até agora ; reúne tantos samplers e citações que seria simplista eleger um único padrinho para o cantor. De Sonic Youth a Animal Collective, passando por astros do hip-hop, sempre cabe mais um pôster na parede deste quarto. O ponto de referência mais próximo é o projeto Caribou, do canadense Dan Snaith, que produz sonho a partir da colagem de bits.

Ofício solitário
Desde os 13 anos, Chaz usa computadores para criar camadas de melodia e ruído. A coleção de discos da mãe, filipina, e do pai, afro-americano, dava embasamento sentimental às faixas. O menino se adaptou à solidão. De tal forma que, hoje, ainda não se sente confortável entrando em estúdio com banda. Nas turnês, é acompanhado por três músicos. O processo criativo de Chaz, entretanto, é pessoal do início ao fim. ;Minhas canções são sobre emoções secretas, sobre garotas e família. Foi essa sinceridade que me trouxe até aqui;, explicou.

Quando lançou Causers of this, considerado um dos grandes discos da chillwave (subgênero da eletrônica que troca a euforia pela melancolia e delicadeza), Chaz pretendia tomar uma medida mais radical: em seguida, gravaria um álbum folk. Underneath the pine nasceu assim. Só que, chocado com a própria metamorfose, o músico incluiu elementos de R e jazz até compor um ambiente que remetesse levemente ao disco anterior. São sutis os pontos de contato entre um e outro. Mas o mais importante está claríssimo: não há nada minimamente burocrático na arte de Chaz.

Se gostou, ouça
Conheça outros talentos revelados pela chillwave

Washed Out

Foi inspirado no produtor e amigo Ernest Greene que Chaz Bundick decidiu se dedicar ao Toro y Moi. Eletrônica para simular um sonho sem fim. Ouça em www.myspace.com/thebabeinthewoods.

Neon Indian
O quarteto de Denton, Texas, lançou um belo disco de estreia em 2009, Psychic chasms, com um cruzamento de pop dos anos 1960 com eletrônica. Ouça em www.myspace.com/neonindian.

Memory Tapes
O projeto do produtor Dayve Hawk, de Nova Jersey, ficou conhecido em 2009 com o disco Seek magic, querido em blogs e sites de indie rock. Ouça em www.myspace.com/memorytapes.

Teen Daze
O laptop é o instrumento musical do americano Teen Daze. A faixa Shine on, you crazy white cap, elogiada pelo site Pitchfork, conquista numa primeira audição. Ouça em www.myspace.com/teendaze.

TORO Y MOI
Conheça o projeto de Chaz Bundick em www.myspace.com/toroymoi. O segundo disco do músico, Underneath the pine tem lançamento brasileiro pela Vigilante (Deck). ****

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação