Diversão e Arte

Textos de Loyola Brandão serão lidos por Regina Duarte no CCBB e Sesc

Nahima Maciel
postado em 13/04/2011 08:00

Foi a graça na fala de Ignácio de Loyola Brandão que fez o produtor Marcelo Andrade enxergá-lo como um orador cativante. Diz que quando Ignácio de Loyola começa a falar de si, não há modo de evitar as risadas. O motivo é suficiente para uma parceria de mais de década, mas o produtor ainda enumera outros detalhes agregadores. A literatura de Ignácio de Loyola é um deles. Há também a empatia e o diálogo com o público empreendidos pelo autor de Não verás país nenhum. A química tem grande chance de dar certo e, por isso, Andrade decidiu iniciar a segunda edição da série Escritores brasileiros, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com Ignácio de Loyola Brandão.

Para incrementar o encontro, a atriz Regina Duarte participa como leitora da obra do escritor paulista. Ignácio de Loyola adorou a fórmula. Enviou três livros à atriz e confessa que gostaria muito de ouvir a leitura de Obscenidades para uma dona de casa. ;É meu texto mais sensual, mais bem construído;, diz. A proximidade com o público é corriqueira na trajetória do autor. Ele aceita o máximo de convites. Assim acredita combater a imagem do escritor recluso. ;Antes de minha geração, os escritores se consideravam muito importantes e eram inacessíveis. A minha geração vem dos meios de comunicação. A gente começou a se expor e percebeu que com isso havia uma formação de leitores;, conta.

[FOTO2]
No palco, Ignácio de Loyola tem dinâmica própria. Não gosta de nada pronto e só decide como vai abordar a literatura depois de sentir a ;energia; da plateia. ;Você tem que mostrar que literatura é prazer. Sou antipalestra, anticonferência. Falo sempre em pé, vou no meio do público;, diz. Tudo para ganhar o leitor. Mesmo que seja apenas um. ;Não posso chegar lá e falar de metalinguagem.; Também não faz caso com a própria vida. ;Literatura é emoção, é sentimento. Minha vida não tem muito interesse para o público. O interesse está nas histórias que descubro;, diz.

;Tradução;
Regina Duarte fez uma seleção de 10 textos da Coleção melhores crônicas de Ignácio de Loyola Brandão e acredita na leitura como uma maneira de interpretar o texto. ;Posso tentar traduzir para o público presente, numa outra linguagem, o texto literário;, diz a atriz, que atualmente se prepara para a gravação da novela O astro, da Globo. ;(A leitura) é uma ótima oportunidade de chegar mais perto das intenções literárias do autor. E, se possível, trazê-las para mais perto do público também.;

Com a perspectiva de expandir e alcançar potenciais leitores fora dos círculos tradicionais, o CCBB fez parceria com o Sesc para levar os encontros do projeto às cidades do Distrito Federal. Além da apresentação no próprio CCBB, Ignácio de Loyola e Regina Duarte também fazem uma sessão no Sesc de Taguatinga.

Escritores brasileiros
Com Ignácio de Loyola Brandão e Regina Duarte. Hoje, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB - SCES Trecho 2, Conj 22). Amanhã, às 20h, no Sesc Taguatinga Norte (QNF 24, Área Especial). Classificação indicativa: 12 anos. Entrada gratuita mediante retirada de senha uma hora antes do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação