Diversão e Arte

Dia Nacional do Choro é comemorado em Copacabana e em Laranjeiras no Rio

postado em 23/04/2011 11:10
Rio de Janeiro ; O Dia Nacional do Choro será comemorado hoje (23/4) em dose dupla na capital fluminense. Um show do Grupo Regional Carioca vai animar a orla de Copacabana, zona sul, às 18h. O repertório inclui músicas de compositores da atualidade, além de clássicos do chorinho. As apresentações, organizadas pelo Centro Cultural do Banco do Brasil, são gratuitas e ocorrem no Quiosque 17, em frente à Rua Siqueira Campos.

Às 21 h, o grupo Pixim Bodega fará um show em homenagem a Pixinguinha no espaço Carioca, nas casas casadas, em Laranjeiras, zona sul. O clarinetista do grupo, Pedro Silva, explica que a data foi escolhida para lembrar o dia de nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixinguinha ; um dos maiores compositores da música popular brasileira e precursores do choro.

;Vamos fazer um espetáculo didático também contando a história de Pixinguinha e tocar várias composições. Não todas, pois a obra dele é imensa. Mas faremos um apanhado geral desde o início da carreira, ele começou com 13 anos, até sua morte.;

Nascido no Rio, em 1887, Pixinguinha era flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Trabalhou como arranjador da Rádio Nacional durante muitos anos. O músico compôs mais de 2 mil músicas, sendo Carinhoso, Rosa e Sofres Porque que Queres as mais populares. O músico morreu em 1973.

;É uma homenagem mais do que justa, pois estamos falando de um dos maiores mestres da nossa música. Vinicius de Moraes dizia que se não fosse Vinicius, ele seria Pixinguinha;, lembrou o clarinetista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação