Diversão e Arte

Sete artistas de Brasília são indicados para o prêmio Pipa 2011

Nahima Maciel
postado em 27/04/2011 08:00
Em alta: Luciana Paiva, Karina Dias, Milton Marques e Polyanna Morgana, selecionados para o Pipa 2011
Se a procedência brasiliense não for condição e regra do jogo, é raro a arte produzida na capital ganhar destaque no eixo Rio-São Paulo. Proporcionalmente, a Região Sudeste abriga mais artistas que o Centro-Oeste e o fato é frequentemente apontado para justificar ausências em grandes mostras e premiações de arte contemporânea. Por isso, o grupo de artistas locais indicados para o Prêmio Pipa 2011 ficou surpreso quando recebeu a notícia da indicação. Há tempos, a cidade não ganhava destaque em um mapeamento nacional, até porque mapeamentos desse tipo com direito a prêmio, exposição e bolsa andam escassos.


Dos 85 indicados para a primeira fase do Pipa, sete são de Brasília. Milton Marques, Polyanna Morgana, Luciana Paiva, Karina Dias, Nelson Maravalhas, Elder Rocha e Leopoldo Wolff há muito frequentam o circuito brasiliense e já realizaram exposições em todos os espaços importantes da cidade. O grupo é uma boa amostra do que se produz de melhor na capital. Também reflete a diversidade de linguagens. Pintura, instalação, performance, arte e tecnologia, vídeo e desenho constituem os suportes desses artistas. ;Procuramos abranger o país inteiro e, às vezes, temos boas surpresas em outros estados;, explica Lucrecia Vinhaes, uma das coordenadoras do Pipa. ;Queremos mostrar que tem coisa muito boa acontecendo fora das grandes capitais.; Veja abaixo quem são e como trabalham os brasilienses indicados.

Elder Rocha: prêmio é reconhecimento e valorização da diversidade na arte brasileira

Como funciona?
Criado pela Investidor profissional, empresa de gestão de fundos de investimentos privados, o Prêmio Pipa começa com uma comissão indicadora formada por artistas e curadores de todo o Brasil. Eles são responsáveis por indicar artistas cujas obras acreditem merecer o prêmio. Na primeira fase desta segunda edição foram indicados 85 artistas. Os quatro mais citados serão revelados em junho e terão três meses para preparar a obra destinada à exposição, na qual um júri vai escolher a produção que levará os R$ 100 mil do prêmio. O público também vota para um prêmio de júri popular de R$ 20 mil. Além disso, uma votação on-line premiará um artista com R$ 10 mil. Todos os 85 indicados entram para um catálogo que será publicado ainda este ano e ganham página on-line, com direito a vídeo e apresentação do trabalho, montada pela organização do próprio Pipa. O dinheiro do prêmio é uma doação da empresa e não conta com verba de captação por leis de incentivo.

; Profissionalização e reconhecimento
A pintura é a base do trabalho de Elder Rocha, que parte da tinta e do pincel para, eventualmente, chegar a instalações. Professor da Universidade de Brasília (UnB), o artista tem como alvo a investigação do ato de representar, tema constante na história da pintura. O principal da obra de Elder, 50 anos, é confeccionado com repertório de imagens conhecidas, cuja circulação abundante faz com que sejam facilmente reconhecíveis. Pelas salas de aula do artista passou boa parte dos jovens pintores da cidade e seu currículo exibe prêmios relevantes (Prêmio CNI/Sesi Marcantonio Vilaça) e passagem por importantes mostras nacionais, como o Panorama da Arte Brasileira (2005 e 1997).
Segundo Elder, a presença brasiliense no Pipa é furto do crescimento e da visibilidade da arte local, além de uma valorização comercial da produção. ;No Brasil, tudo que é associado a mercado as pessoas acham esquisito, mas é importante a profissionalização. Até quando vamos viver num país em que o artista tem que ser diletante?;, diz. Do mesmo universo vem Nelson Maravalhas, também professor da UnB e pintor comprometido com o caráter representativo.

; Paisagens que inspiram viagens
Karina Dias, 40 anos, e Polyanna Morgana, 31, são artistas visceralmente envolvidas com a paisagem. Talvez o fato de viverem em Brasília alimente o envolvimento, mas certamente não o restringe. Karina gosta de se questionar sobre a atenção dada ao cenário observado cotidianamente. ;Sempre me interessou muito a noção de viagem, de como podemos viajar sem sair do lugar. E também sempre me fascinou olhar a paisagem pela janela do carro e pensar por que alguns lugares chamam tanto a atenção. Brasília é lugar de passagem, estamos sempre passando, dentro de um carro, um ônibus. Acho que isso ajuda;, diz. Os vídeos da artista orientam o público em direção aos detalhes. Karina quer acrescentar um olhar poético ao que o espectador já viu milhares de vezes. ;Isso faz você desconhecer e reconhecer o espaço;, avisa.
Para Polyanna, caminhar pela cidade é produtivo. Já rendeu performances realizadas solitariamente e apresentadas em forma de delicados desenhos e documentos escritos. Agora, a artista investe em trabalho de fotomontagem, no qual pretende explorar o diálogo dos brasilienses com a monumentalidade da cidade. Na próxima semana, Polyanna também participa de performance coletiva no Museu Nacional com o grupo Entreaberto. A apresentação faz parte da programação do evento Fora do Eixo. A indicação para o Pipa ela encara como boa oportunidade de divulgação. ;É uma tentativa de mapear o que há fora do eixo. Tem pessoas de vários lugares do Brasil e isso facilita dar visibilidade para quem não é do Rio de Janeiro ou de São Paulo.;

; Investigações e minúcias do micro
Aparentemente, os trabalhos de Luciana Paiva, 28 anos, Milton Marques, 40, e Leopoldo Wolf, 31, não habitam o mesmo espaço. No entanto, há pontos de conexões entre eles. A relação com a literatura e a escrita presente nas instalações de Luciana também aparece, eventualmente, nas de Marques. E o mundo micro investigado no desenho de Wolf remete à maneira minuciosa de Marques conceber suas máquinas de baixa tecnologia construídas com sucata eletrônica.

Já as trajetórias dos três artistas seguem caminhos bem diferentes. Milton Marques é o nome de maior projeção nacional na arte do Distrito Federal. Já esteve na Bienal do Mercosul e na Bienal Internacional de Arte de São Paulo, as duas maiores mostras do país. Atualmente, está bastante desiludido com o circuito de arte. ;Esse universo é muito particular, enchi um pouco e queria ver meu trabalho funcionando em outros universos;, conta.

Vaidades, guerras de ego e discursos acadêmicos pré-formatados afastaram o artista, que foi buscar respaldo na física. ;Tenho me dedicado a estudar energia e óptica, mas sempre olhando para o passado.; As máquinas construídas com o que chama de ;low tecnologia;, fundamentadas em processos obsoletos, continuam a motivar Marques. ;As pessoas têm tendência de ligar criatividade e tecnologia e elas não estão necessariamente ligadas;, adverte. Para ele, também indicado ao prêmio na edição de 2010, o Pipa é um sopro em cenário de grandes centros relevantes e periferias desprezadas. ;O prêmio anterior ficou muito no eixo Rio-São Paulo, e acho que só fui indicado porque uma galeria me representa em São Paulo. Agora, reflete uma diversidade de trabalhos de fora.;

Já Luciana e Wolf partiram para experiências fora de Brasília na tentativa de circular em outros meios e dar fôlego ao próprio trabalho. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Luciana encara um ano de estudos e reflexão sobre o que produz em curso ministrado pelo curador Fernando Cocchiarale e pela artista Anna Bella Geiger. Wolf foi aperfeiçoar o desenho no Instituto Superior de Desenho e Escola da Imagem (Idep) de Barcelona. O processo interminável do desenho e a miniaturização do traço conduzem o artista por um caminho experimental. ;Brinco que a miniatura quase não existe, mas se expande e se transforma na cabeça de quem observa com atenção criativa. Seu formato é mágico, evoca um universo onírico, de outra dimensão.;

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