Diversão e Arte

Adirley Queirós tirou o filme da mostra por causa das mudanças no Festival

postado em 28/09/2011 08:46

O cineasta Adirley Queirós anunciou, em mensagem de e-mail endereçada a participantes de fóruns de cinema e cultura, que A cidade é uma só?, seu primeiro longa-metragem, foi retirado do 44; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Entre as razões descritas na carta aberta, ele aponta que ;exibir o filme neste festival seria legitimar posturas arrogantes, autoritárias e, acima de tudo, reacionárias;. O título seria apresentado na programação da mostra Primeiros Filmes (sábado, às 15h, no Cine Brasília). A mudança da Mostra Brasília, tradicional plataforma de produções locais, para o Museu Nacional também desagradou a Queirós e ao coletivo do qual faz parte, o Ceicine, sediado em Ceilândia.

;A discussão sobre a descaracterização da mostra vem sendo feita desde o anúncio das mudanças;, ele reclama. Para o diretor, a decisão foi autoritária. ;Eles atropelaram a gente. Não houve diálogo nenhum. O festival tem diálogo com outro tipo de cinema, e a política que escolheram é a da Globo Filmes. Com relação a filmes de Brasília, é um absurdo. Nunca tinha visto nada igual. Me sinto envergonhado de passar um filme nessas condições;, observa.

A escolha do Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia, para abrigar projeções simultâneas dos longas que disputam o Candango principal, também foi criticada por Queirós. ;É um local que, historicamente, fechou as portas para o cinema da cidade. É uma sala de cinema que não existe enquanto sala de cinema. Temos que assumir que não temos salas;, destaca.

Premiado no festival em 2005 (Rap, o canto da Ceilândia, melhor curta pelos júris oficial e popular) e 2009 (Dias de greve, segundo lugar no prêmio da Câmara Legislativa), Queirós define o cinema brasiliense como ;a senzala do festival;. Em protesto, vai exibir o seu longa de estreia ;no improviso;. ;É um documentário misturado com ficção, personagens reais e atores. Não saberia definir. A gente vai botar nas paredes, em outdoor, nas escolas, como sempre fez. Se o festival não quer a gente, a gente também não quer o festival;, avisa. Vencedor de edital dedicado aos 50 anos de Brasília, do Ministério da Cultura, A cidade é uma só? teve versão comprimida para o Canal Brasil, mas ainda não tem data de exibição definida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação