Diversão e Arte

Semana comemora a cultura japonesa com série de atividades gratuitas

Regina Bandeira, Especial para o Correio
postado em 04/10/2011 09:04

A delicadeza e a elegância das artes originárias do Japão colorem a primavera durante o Mês da Cultura Japonesa; a programação, que vai de amanhã a 30 de outubro, é variada e abrange exposições, palestras e workshops. Até o dia 30, nas galerias Rubem Valentim e Parangolé, do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), o brasiliense pode conferir a arte de descendentes de japoneses na pintura e no kakejiku (pergaminho japonês). Um dos pontos altos da programação ocorre no domingo, às 17h, na praça central do CasaPark, com uma apresentação de taikô, tambores utilizados em cerimônias religiosas e musicais, com o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (RKMD). O coletivo, que significa ;tambores festivos do reino de Ryuku;, foi fundado na ilha de Okinawa em 1982 e seu braço brasiliense existe há cinco anos.

Ainda no CasaPark, haverá palestras sobre artes japonesas diversas, como o sumiê (quinta-feira) ; técnica milenar de pintura em preto e branco; bonsai (sexta-feira) ; estão inscritas 40 árvores cultivadas em pequenos vasos de cerâmica; ikebana (sexta-feira) ; arte japonesa de arranjo floral, além de exposição das tradicionais pinturas em rolos (kakejiku). Quem tiver interesse em aprender a técnica milenar de dobradura de papel (origami) terá a chance no sábado, na Livraria Cultura.

O cinema japonês (quinta, às 19h30) e a literatura escrita nas casas de banho, mais focada no Japão medieval (sábado, às 14h), serão analisados em palestras na Livraria Cultura da CasaPark, que também será o espaço que abrigará a palestra sobre a arte do kobudô, a antiga arte marcial dos samurais. Ainda na Cultura, no sábado, será apresentada tecnologia japonesa utilizada para fins terapêuticos. Trata-se de Paro, uma foquinha de pelúcia, com aproximadamente 50cm e que se mexe e emite sons aos ser acarinhada. ;Ela tem sido utilizada em hospitais na recuperação das crianças vítimas de catástrofes e na diminuição da depressão em idosos;, diz Inoue Mutsuko, primeira-secretária da embaixada do Japão no Brasil.

A última apresentação do Mês da Cultura Japonesa ocorre fora de época, em 23 de novembro, com o concerto de Koto e Shakuhachi, às 19h30. O concerto, com os tradicionais instrumentos japoneses, terá a presença dos artistas Masayo Ishigure e Mitsuki Dazai (koto), e Marco Lienhard (shakuhachi), que virão dos Estados Unidos. A apresentação será no Teatro da Fundação Universa (SGAN 609, Módulo A ; L2-Norte).

O Mês da Cultura Japonesa acontece todo ano em vários países como forma de divulgar e preservar a cultura do Japão. Em geral a data é comemorada em outubro para coincidir com a chegada da primavera, estação das flores e da flor da cerejeira ; um dos símbolos do Japão. Em Brasília, a programação tem a parceria da Embaixada do Japão no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação